Descripción de la Exposición
Realizada na sequência da retrospectiva dos 27 anos do atelier oï, recentemente exibida no Museum Fur Gestaltung, em Zurique, a nova mostra do MCB traz um retrato de possibilidades técnicas e uso de materiais na concepção de produtos bem-sucedidos como respostas a demandas de ampla penetração no mercado global e de luxo.
Os sócios do escritório suíço, Aurel Aebi, Armand Louis e Patrick Reymond, trabalham para diversas marcas conhecidas mundialmente no campo do design, desde a concepção de produtos, arquitetura de interiores, cenografia, até arquitetura. Criado em 1991, o atelier oï alcançou maior reconhecimento ao criar um cabideiro, que vendeu mais de quatro milhões de unidades e também após participar da mostra nacional suíça Arteplage Neuchatel Expo.02, em 2002.
O conhecimento técnico, associado à experimentação e à manipulação dos materiais, é visível na parceria estabelecida há três anos, junto à Prefeitura de Gifu, no Japão, região de tradições ancestrais e centro de artesãos japoneses. O escritório redesenhou produtos a partir das técnicas historicamente utilizadas na arte para a fabricação e uso do papel, da madeira, do metal para cutelaria e da cerâmica tradicional. Outro exemplo é a série “Objetos nômades”, em que o trabalho manual realizado com tiras de couro permitiu a concepção de novas peças que resgatam a memória da marca por meio de elementos reaproveitados do processo de produção tradicional.
Exposición. 18 feb de 2025 - 15 jun de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España