Descripción de la Exposición
A Galeria do Parque, integrada no Parque de Esculturas de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, recebe a exposição “Indépendance Cha Cha”, de Ângela Ferreira.
Exposição a decorrer entre 24 de janeiro a 24 de maio, a artista apresenta uma nova peça inspirada na sua participação na Bienal de Lubumbashi, na República Democrática do Congo, em 2013, partindo da arquitetura colonial dos anos 50 do centro urbano da capital de Katanga, província do Congo Belga para a construção da sua obra.
Ângela Ferreira nasceu em Maputo, Moçambique, em 1958. Com dupla nacionalidade, tem vivido alternadamente entre a África do Sul e Portugal. Completou estudos na Michaelis School of Fine Arts da Universidade de Cape Town, em 1985, e residiu nos anos seguintes em Lisboa, onde rapidamente se afirmou no meio artístico. Foi a primeira a eleger a questão do passado colonial como temática artística.
A Fundação EDP é consultora artística, comissária (através de João Pinharanda) e mecenas do Parque de Escultura Contemporânea Almourol, que reúne obras de reconhecidos artistas como Alberto Carneiro, Ângela Ferreira, Carlos Nogueira, Cristina Ataíde, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos.