Descripción de la Exposición
Em 2022, a 4ª edição do IMAGO LISBOA Photo Festival gravita em torno da ideia de Distúrbios. Há programação central do festival, pertencem as visões de 23 autores – 6 deles portugueses – que concorrem para uma observação e denuncia em torno da ideia de distúrbio, em 9 exposições, a decorrer em diversos locais da cidade de Lisboa: MNAC, Sociedade Nacional de Belas Artes, Galeria de Santa Maria Maior, IPCI, Museu da Água, Galeria Imago Lisboa, SALTO, Imago Garage e Carpintarias de São Lázaro.
Na Sociedade Nacional de Belas-Artes, Silja Yvette vai expor uma investigação artística dos materiais de produção para uso massivo contemporâneo intitulada “Metaphysics of Core Matter”, Alexandre Delmar terá os trabalhos de “Monumentos Acidentais”, a artista visual Lisa Kohl apresenta “The Line” e o fotógrafo português Pedro Lobo expõe “Um Livro Doloroso”.
No Museu da Água poderá visitar “Covid@Alentejo, olhares”, um projeto que resulta do convite dirigido pela Direção Regional de Cultura do Alentejo aos fotógrafos António Carrapato, António Cunha, Augusto Brázio e Maria do Mar Rêgo, em 2020, com o objetivo documental de mapear a região durante a pandemia.
Donna Ferrato, Hannah Kozak, Smita Sharma e Vlas Sokin reiteram questões relacionadas com violência de género contra mulheres. Mafalda Rakos, aborda os distúrbios alimentares num projecto autobiográfico. Do Brasil, o Colectivo IANDÉ propõe três visões sociológicas e ambientais tendo em conta a sua realidade geográfica. Filippo Zambon enfatiza a partir do conceito de desperdícios alimentares. Silvy Crespo apresenta um ensaio visual sobre a exploração de lítio em Portugal, na zona de Barroso.
Deanna Pizitelli, vencedora do “Lisboa Meeting Point”, a leitura de portfólio anual produzida no contexto do festival, irá expor na Galeria IMAGO LISBOA, o ongoing project “Koža, Mulheres & Outras histórias”. Uma espécie de inquietude fotográfica e um conjunto de narrativas interligadas que exploram os temas da ligação, incerteza e desejo. Por fim, Harri Palviränta, artista finlandês, mostará no MNAC, três séries correspondentes aos últimos 12 anos de trabalho. Este ano, na programação paralela temos como parceiros: Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico, Instituto Cultural Romeno, A Pequena Galeria, Underdogs Gallery, Atelier de Lisboa, Galeria Carlos Carvalho, 119 Marvila Studio e Galeria Little Chelsea. Dia 1 de outubro, no IPCI volta a realizar-se a Lisboa Photo Book Fair Preview, que contará com um programa de conversas em torno das publicações dedicadas à fotografia, com alguns convidados do festival.
Exposición. 09 sep de 2022 - 08 oct de 2022 / Sociedade Nacional de Belas Artes - SNBA / Lisboa, Portugal
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España