Descripción de la Exposición A exposição apresenta a premiada série fotográfica resultado de 10 anos de trabalho de campo da artista como 'fotógrafa viajante' percorrendo longas distâncias pelo Brasil e exterior. Imagens Posteriores trata da experiência do tempo e do deslocamento tendo como matéria a paisagem de diversas locações não identificadas, para que o espectador possa empreender um percurso experimental próprio. A exposição A mostra com curadoria da pesquisadora italiana Claudia Buzzetti, apresenta 10 imagens inéditas em grandes formatos da premiada série Imagens Posteriores, de Patricia Gouvêa. Além do trabalho ambientado na Galeria do Ateliê da Imagem - espaço criado e dirigido pela artista, a exposição conta ainda com cinco intervenções urbanas espalhadas em locais diversos da cidade do Rio de Janeiro. Alguns dias antes da inauguração da exposição, Patricia irá 'deslocar' paisagens em formato de lambe-lambe e fazer uma intervenção em alguns muros degradados da cidade. Muitos destes estão fadados a desaparecer em virtude das obras de revitalização na cidade. Os locais escolhidos são Praça da Bandeira (serão duas, uma em cada lado da pista), viaduto Santa Bárbara (embaixo em um dos retornos próximo a subida de Santa Teresa), Santo Cristo (próximo à entrada da Rua Sara - perto da antiga fábrica Bhering) e na Maré. Um vídeo da intervenção urbana fará parte da exposição da galeria. A mostra urbana tem curadoria de Marco Antonio Teobaldo, em parceria com o selo multimedia TAL - TechArtLab, que representa a artista. Imagens Posterioresfica em exposição na Galeria do Ateliê da Imagem até 28 de fevereiro de 2013. O livro Com 114 páginas, a edição trilíngue conta com texto do jornalista André Viana, edição de imagem da pesquisadora italiana Claudia Buzzetti (que também é curadora da exposição) e projeto gráfico de Elisa von Randow, diretora de arte da Revista Zum, do IMS (Instituto Moreira Sales). O livro Imagens Posterioresreúne 50 imagens resultado da investigação fotográfica de Patricia Gouvêa. 'Patricia, artesã da imagem, pouco a pouco foi se impregnando das teorias de Flüsser, de Bergson, de André Rouillé, de Maurício Lissovsky e Luiz Alberto Oliveira, ao mesmo tempo em que registrava, de carro, ônibus ou barco, seus experimentos fotográficos nos quais o tempo já não se apresentava mais com sua tediosa máscara mortuária, mas como, digamos, sentimento vivido de eternidade. Baía de Guanabara, Chapada dos Veadeiros, Grand Canyon, Lençóis Maranhenses, Amazônia, Lagoa dos Patos, Uruguai, Argentina, Bolívia: paisagens finalmente libertas de seus atributos geográficos, constituindo não mais uma fruição estática para o espectador, mas experiência viva', escreve o jornalistaAndré Viana no texto de apresentação do livro. Sobre Patricia Gouvêa Nasceu em 1973 no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Fundadora e diretora do Ateliê da Imagem - espaço referência na formação e difusão da fotografia no Rio de Janeiro desde 1999, Patricia é presença atuante no cenário brasileiro como artista visual. Graduou-se em Comunicação pela ECO/UFRJ, é especialista em Fotografia e Ciências Sociais (UCAM/RJ) e Mestre em Comunicação e Cultura na linha Tecnologias da Comunicação e Estéticas da Imagem (ECO/UFRJ). Sua pesquisa de mestrado resultou no livro 'Membranas de Luz: os tempos na imagem contemporânea', publicado em 2011 pela Azougue Editorial. Seu trabalho artístico prioriza a fotografia e a imagem em movimento e suas possíveis interfaces. A noção de tempo constitui um dos principais eixos de sua pesquisa. Em 2003, realizou sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro. Desde então, realizou outras exposições individuais e participou de coletivas no Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, França, Itália e Suécia. Entre 2005 e 2009, fez parte do coletivo Grupo DOC (Desordem Obssessiva Compulsiva), que promoveu dezenas de ações no Brasil e no exterior