Descripción de la Exposición
Gravura pode ser considerado um termo bastante difundido, referido até mesmo a outras formas de reprodução gráfica de imagem, entre elas as mecânicas. No entanto, isso não corresponde à efetiva natureza da gravura, pensada como obra de arte.
A imagem impressa acompanha a humanidade desde seus primórdios. Podemos remontar essa trajetória às primeiras mãos marcadas, por meio de pigmentos, nas paredes de grutas e cavernas. Para abordar esse meio de criação é preciso, portanto, delimitar um escopo. Propomos, assim, um percurso histórico pelas gravuras do Itaú Cultural.
A coleção tem 451 imagens impressas sobre papel e mapeia cinco séculos da produção gráfica europeia. As primeiras imagens são xilogravuras produzidas no século XV. A partir desse período, aprimoram-se as técnicas, são incorporadas inovações e é desenvolvida a linguagem gráfica. Por esse caminho, no século XIX a gravura chega à autonomia.
Para esta mostra, trazemos artistas como Martin Schongauer, Albrecht Dürer, Martin de Vos, Rembrandt van Rijn, Giovanni Piranesi, Francisco de Goya e Honoré Daumier. Trata-se de um recorte representativo, pela diversidade de técnicas, temas e destinações das gravuras. Esta seleção nos permite pensar na linguagem gráfica e em outros caminhos de leitura e interesse ao longo desse fascinante empreendimento que foi a produção de imagens impressas.
Exposición. 26 feb de 2025 - 01 sep de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España