Exposición en Matosinhos, Porto, Portugal

Imagens e Tempo

Dónde:
Galería Municipal de Matosinhos / Avenida D. Afonso Henriques. 4450-510 / Matosinhos, Porto, Portugal
Cuándo:
13 oct de 2012 - 27 ene de 2013
Inauguración:
13 oct de 2012
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

Decidi fazer esta exposição -Imagens e Tempo- por achar que tem trabalhos que deviam poder ser vistos sobretudo as coisas mais antigas.. No fundo é essa a finalidade e sentido do trabalho artístico.

 

São trabalhos que datam de 1976 a 2010 que tenho na minha posse. Com linguagens e técnicas diversas, caminhos interrompidos, ou apenas esboçados, um conjunto fragmentário do que é um todo de períodos de tempo e experiências díspares. Há um número razoável de outros trabalhos que não são públicos porque ao longo destes trinta e tal anos passaram à posse de privados principalmente por venda ou cedência.

 

Há trabalhos que são públicos agora ou foram uma ou duas vezes, avulsas, se tanto. Em geral são caminhos apontados que por uma razão qualquer não tiveram continuidade. ... Tiveram a qualidade de dar respiração, libertar e permitir de algum modo mudar de assunto e continuar.

 

Ficam ideias por explorar, é normal. Surgem outras, movidas por um gesto inicial qualquer, mesclando inesperadas influências, em conflito permanente. O resultado final, é, sempre, a distanciação, que acaba ou não por sancioná-lo. As possibilidades do campo criativo são imensas, infinitas como o próprio universo, por isso...

 

Ficam despojos pelo caminho, coisas meio feitas, que o tempo e o que se vai sobrepondo, se encarregam de esconder de cena.

 

A acumulação avulsa de objectos provoca impulsos que desviam a atenção para outra coisa, por vezes. Acontecem frequentemente os acasos e isso inquieta e confere uma espécie de vontade própria às coisas feitas, um automatismo que se aceita ou não.

 

Comecei 'oficialmente' a pintar, porque eu posso abraçar-me a uma escultura mas a uma pintura não... e encontrei nisso uma sedução contraditória. A pincelada, a mancha ou a obliteração os salpicos e escorridos, funcionam como narrativas, camadas de tempo, sedimentos de transparências ou opacidade e sentimentos indefiniveis que adentram noutros domínios, noutra dimensão. Foi por isso..

 

Todos os 'desvios' deste conjunto de trabalhos, contêm na essência um sentimento de liberdade e a recusa de catalogações que encarcerem o pensamento. E é tudo.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Rui Anahory

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
22 jul de 2024 - 31 ago de 2024

VETA by Fer Francés / Madrid, España

Formación
24 oct de 2024 - 25 oct de 2024

Centro Botín / Santander, Cantabria, España

Exposición Online
12 jun de 2024 - 31 jul de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones