Artistas: Sabhan Adam, Anónimo africano, Anónimos espanhóis (Collection Lafora), Anónimo sul-africano, Igor Almonacid, Paul Amar, Igor Andreev, A. Arumugam, Agnès Baillon, Murielle Belin, Roger Bezombes, Albino Braz, Christina Canetti, Simone le Carré-Gallimard, Misleidys Francisca Castillo Pedroso, Vitalis Cepkauskas, Ymène Chetouane, Mario Chichorro, Mickey Chonco, Pierre Dessons, Mirabelle Dors, Reinaldo Eckenberger, P. R. Eswavan, Alekos Fassianos, Johann Garber, Pietro Ghizzardi, Paul Goesch, Ramon Grimalt, Mozart Guerra, Margarethe Held, Aurel Iselstöger, Jaber (Al-Mahjoub Jaber), Foma Jaremtschuk, A. Kannan, Sabelo Khoza, Miron Kiropol, Alain Lacoste, Franck Lundangi, Dwight Mackintosh, Federica Matta, Ergasto Monichon, Edmund Monsiel, Sfiso Mvelase, Portillo, Reinaldo de Santis, Josette Rispal, Friedrich Schröder-Sonnenstern, Yvon Taillandier, Terry Turrell, P. Veerasamy, Hans Verschoor, Pépé Vignes (Joseph Vignes), Wabé (Véronique Achard), Hugh Weiss, Agata Wojciechowsky
"I'm a Beautiful Monster" é uma apropriação do título da primeira edição do livro de poesia, prosa e provocação de Francis Picabia (editada nos Estados Unidos em 1940), que utilizo...para esta exposição com o intuito de, ironicamente, desmistificar ideias erróneas sobre este tipo de trabalho artístico.
A mostra constrói-se na relação entre o belo e o monstruoso, conhecido paradigma oximórico, a levantar questões de aproximação e apropriação semântica da recepção contemporânea da arte bruta e singular.
A forma, a ordem, a harmonia, finita, determinada, medida, equilibrada, são postas de parte para dar lugar ao desequilíbrio, à desproporção, à incoerência. Esta monstruosidade presente nas obras, que por vezes se confunde com o sublime kantiano, extravasa todas as formas. É nesse sentido monstruoso - segundo o significado latino originário do termo monstrum -, um prodígio, uma maravilha, mas também tudo que não é natural, algo que assusta, uma beleza tão excelsa que aterroriza. Uma reviravolta da hierarquia estética tradicional e uma transformação que permite escapar à tirania do belo consequente e sem traumas. (...) (Antonia Gaeta).
Entrada actualizada el el 04 jul de 2017
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