Descripción de la Exposición No final do século XIX, durante o período de transição conhecido como Revolução Industrial, surgiu na Inglaterra o 'eight-hour day movement' [movimento do dia de oito horas]. Sua principal reivindicação era a diminuição da jornada de trabalho para oito horas (num momento em que era normal trabalhar de dez a dezesseis horas por dia). Seguindo uma divisão racional do dia em três períodos iguais, o lema utilizado pelo movimento era 'Eight hours labour, Eight hours recreation, Eight hours rest' [Oito horas de trabalho, Oito horas de recreação, Oito horas de descanso]. Mais que apenas uma redistribuição racional do tempo, sua radicalidade talvez residisse no objetivo de recuperar o próprio tempo. Vendas de sorvete provocam ataques de tubarão, a primeira exposição individual de Roberto Winter na galeria Mendes Wood DM, tem como título o texto da obra 'Correlação falsa'. O texto é um exemplo de uma falácia lógica que atribui uma relação de causa e efeito a dois eventos que meramente acontecem ao mesmo tempo. Entre outras possibilidades, a existência de um terceiro fator, ignorado, pode ser a origem do equívoco. Neste caso, o verão. E em toda a exposição, o verão; ou melhor, o que quer que seja este terceiro fator. Fator cuja presença é, geralmente, apenas perceptível quando tornada palpável em ausência, ou ainda, quando sua existência é exacerbada por subtração. Uma balança sem gravidade, um parafuso sem volta, um genoma sem organismo, um cubo sem espaço, um espaço sem dimensões ou a vida sem tempo. Num período de crise (logo transição), em que as relações entre trabalho, recreação e descanso tornam-se cada vez menos evidentes. Roberto Winter, nasceu em 1983 em São Paulo, cidade em que vive e trabalha. Participou de mostras como 'Betão à Vista', no Museu Brasileiro de Escultura - MuBe, em São Paulo, 'El Estado del Arte', na galeria Elba Benítez em Madrid; 'Mitologias', na Cité des Arts em Paris e 'Repeat to Fade', na galeria Mendes Wood DM em São Paulo. Também publicou textos, como 'Feedback', na 6ª edição do Caderno Videobrasil; participou de debates e seminários como a palestra 'Do pornográfico ao social (e de volta)', no Simpósio da 6ª edição da Bienal de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural; atuou como co-curador, como na exposição 'À sombra do futuro', no Instituto Cervantes em São Paulo.
Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España