Descripción de la Exposición
Com o título Iacobus gaudet, expressão que faz parte de um hino medieval composto no século XII para ser cantado na festividade de 25 de julho, dia de Santiago (Liber Sancti Iacobi, Codex Calixtinus, Livro I, capítulo 25), queremos expressar a alegria dos peregrinos no encontro com a terra do Apóstolo, celebrando o Caminho e participando da grande festa de Galícia. Um canto de alegria na qual a comunidade de fiéis e peregrinos, reunida diante do altar maior da Basílica jacobeana, agradecia a Santiago Maior, na plenitude medieval, sua intercessão e advocacia espiritual.
O mesmo espírito que há mil anos animou multidões a vencer obstáculos e peregrinar até Compostela continua impulsionando, nos dias de hoje, através de uma linha condutora considerada como o Primeiro Itinerário Cultural da Europa e Patrimônio da Humanidade, a viagem sagrada para o coração de Galícia. Esta evocação da História e do respeito às tradições soma-se à alegria que a peregrinação oferece em sua rede de rotas preparadas para favorecer o encontro com a natureza, o patrimônio cultural, a gastronomia e a espiritualidade, através de uma viagem de paz e concórdia.
Uma experiência revigorante e única que é desfrutada em um espaço aberto e acolhedor, traçado no cenário galês e no seu imaginário cultural como parte essencial da identidade de um povo acolhedor, sensível e orgulhoso de suas tradições. Uma terra segura e acolhedora que compartilha e incentiva a ser conhecida, que oferece ao mundo uma experiência gratificante através de uma peregrinação viva. É por isso que Compostela e Galiza podem com justiça dizer que, de fato, Iacobus gaudet.
Francisco Singul
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España