Descripción de la Exposición
Holy é uma compilação das minhas fotografias sobre a sabedoria e coragem das mulheres, sobre pessoas que se identificam com o género feminino, e pessoas que não se identificam com qualquer género. Essas pessoas incríveis que me inspiraram por meio século. Eu observei o seu percurso e as etapas que tiveram que percorrer para sobreviver à violência masculina, sempre maravilhado com a forma como conseguiam fazer o impossível e reivindicar a sua dignidade. Ainda que sem ajuda da sociedade, as mulheres são as justas vencedoras porque defendem o amor sobre o ódio. Vivemos num mundo que teme a autonomia das mulheres. Tenho observado como funciona - o grande esquema para enfraquecer os direitos das mulheres. Agora estou a expor a minha pesquisa e o meu coração para desmistificar a forma como as pessoas vêem as mulheres. A meu ver, toda a mulher tem origem na Mãe de Deus. Toda a mulher é aquela Maria, a virgem, que trouxe ao mundo uma vida que resultava de um milagre, contra todas as probabilidades. Ninguém tem o direito de interferir no direito de escolha da mulher. O corpo de uma mulher representa a esperança da civilização. O corpo de uma mulher é o Santo Graal. As minhas fotos são um apelo à ação. Mulher. Crianças. Homens bons e amorosos. Devemo-nos unir com um propósito uniforme: proteger as mulheres. Holy é a acumulação de toda a raiva, da esperança, da luta, dos direitos que todas as mulheres conquistaram ao longo da história. Estamos prontos. Estamos atentos! Nós somos a Mãe. Nós somos a Filha. Nós somos o Outro.
Donna Ferrato é uma foto jornalista reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho inovador sobre violência doméstica.
O seu livro Living With the Enemy (Aperture, 1991), teve quadro edições que acompanharam várias exposições e palestras em todo o mundo, despertando um debate a nível nacional sobre violência sexual e os direitos das mulheres. Em 2014, Donna Ferrato lançou a campanha “I am Unbeatable” para expor, documentar e prevenir a violência domÉstica contra as mulheres e crianças através de histórias reais de pessoas reais.Donna Ferrato contribui para quase todas as agências de notícias do país, e as suas fotografias apareceram em mais de quinhentas exposições a solo em museus e galerias em todo o mundo. É um dos membros da Direção Executiva da fundação W. Eugene Smith Fund e foi presidente e fundadora de uma ONG - Domestic Abuse Awareness Project (501-c3). Foi-lhe também atribuída a bolsa W. Eugene Smith, o prémio Robert. F Kennedy por Outstanding Coverage of the Plight of the Disadvantaged, o prémio IWMF Courage in Journalism, a Missouri Medal of Honor for Distinguished Service in Journalism, o prémio de Artist of the Year at the Tribeca Film Festival e o prémio Look3 Insightful Artist of the Year.Em 2008 a cidade de Nova Iorque proclamou o dia 30 de Outubro como “Donna Ferrato Appreciation Day” e em 2009 foi honrada pelos juizes do Tribunal Supremo de Nova Iorque pelo seu trabalho de promoção de igualdade de género. Em 2020, foi escolhida como uma das Hundred Heroines by the British Arts foundation.
O seu novo livro, Holy, publicado em 2020 pela powerHouse Books, é um apelo à ação. O livro proclama a sacralidade dos direitos das mulheres e o poder que elas tem de ser senhoras do seu próprio destino.
Exposición. 17 sep de 2021 - 31 oct de 2021 / Casa dos Crivos / Braga, Portugal
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 16 nov de 2024 - 17 nov de 2024 / Bizkaia Aretoa / Bilbao, Vizcaya, España
La mirada feminista. Perspectivas feministas en las producciones artísticas y las teorías del arte