Descripción de la Exposición
Não existe razão para os artistas não utilizarem toda a tecnologia disponível à sua época. Uma cena provavelmente deve ter ocorrido. Em1872, um pintor chega à beira de um rio com sua tela e suas tintas, prepara todo o material e depois de umas duas horas começa a pintar. Ao mesmo tempo chega um fotógrafo com seu equipamento precário, tripés pesados e negativos de vidro, e em 30 minutos capta a imagem com todos os detalhes e vai embora. O pintor ainda está no esboço. Nesse momento, é bem provável que ele comece a se questionar se aquela fotografia é mesmo boa. Pensa em fazer uma pintura impossível de ser fotografada, um sol nascente com pouca luz e muita cor. Pensa em fazer uma imagem como se fosse uma máquina fotográfica, mas melhor do que a própria. Claude Monet pintou a “Impressão, Nascer do Sol” (1872) de modo que nenhuma fotografia pudesse ser feita – caso tentassem, o sol se transformaria numa linha cinza no céu. Provavelmente Monet deve ter utilizado uma fotografia em algum momento, mas também deve ter pensado em melhorá-la.
Alguns artistas procuram fazer pinturas melhores do que os computadores e as câmeras digitais, assim como a digitalização de imagens, são capazes de produzir, mesmo utilizando toda essa tecnologia, se quiserem. Fazem uso da tecnologia e questionam a tecnologia.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España