Descripción de la Exposición
O Museu Calouste Gulbenkian está a preparar uma exposição sobre o trabalho e as coleções de cerâmicas marroquinas e japonesas do século XVII do pintor suíço Helmut Federle, que serão colocadas em diálogo com as cerâmicas de arte islâmica do Museu, quer no espaço da Galeria de Arte Islâmica da exposição permanente, como na Galeria do Piso Inferior.
Esta exposição, que decorrerá entre 9 de junho e 18 de setembro de 2017, incluirá uma seleção de catorze pinturas selecionadas pelo próprio Artista, em estreita colaboração com a curadoria do Museu, e cerca de trinta cerâmicas de ambas as coleções.
A atenção principal desta exposição estará concentrada na forma como as cerâmicas safávidas da Coleção do Fundador, e as cerâmicas marroquinas e japonesas da coleção de Helmut Federle, todas do século XVII, dialogam entre si, mas igualmente a forma como se relacionam com a sua produção artística contemporânea, tudo atravessado por um sentido geral de abstração. A dupla condição de Helmut Federle como artista e colecionador será igualmente abordada, quer na exposição como na publicação que a acompanha.
Actualidad, 13 jun de 2017
#loquehayquever en Portugal: homenaje al grupo KWY y extranjeros en Lisboa
Por PAULA ALONSO POZA
El Museu de Artes Decorativas recupera la obra de KWY, grupo fundado en París en 1958 e integrado por artistas búlgaros, alemanes y portugueses, entre ellos Lourdes Castro y João ...
Exposición. 11 abr de 2025 - 28 sep de 2025 / Museo Guggenheim Bilbao / Bilbao, Vizcaya, España
Formación. 08 may de 2025 - 17 may de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España