Descripción de la Exposición
A Galeria Lume inicia o ano de 2016 com novidade, a primeira individual de Anaisa Franco como artista representada pela galeria. Com curadoria de Daniela Bousso e intitulada Heart Dialogue, a exposição apresenta 34 trabalhos - entre animações, desenhos, esculturas e vídeo-projeções - que permeiam conceitos como corpo, interatividade com o espectador e intersubjetividade, com fundamento na psicologia, nas ciências cognitivas e nos universos oníricos.
Inspirada nas tecnologias que conectam o físico com o digital, Anaisa Franco exibe, em Heart Dialogue, obras que visam criar uma relação sensível entre máquina e humano, artificial e orgânico, propondo ao público reviver emoções, expandir sentidos e “sextos-sentidos”. “Assim, o espectador pode amplificar suas sensações no corpo, por meio de uma experiência com interfaces que simulam estes sentimentos, ‘elevando’ o momento da fruição”, comenta a artista visual. Deste modo, as peças exibidas compartilham sentimentos e emoções com os visitantes, com uso de sensores e novos materiais. Citando alguns trabalhos da mostra, 3 Pulmões é uma série de desenhos sobre tecido, que respiram como pulmões e possuem corações iluminados. Ainda, Expanded Eye, uma escultura interativa em forma de olho gigante, transparente, que multiplica os olhos de quem a vê, a partir do uso de uma câmara infravermelha, um software de reconhecimento facial e projeção. Entre outras obras,Heart Dialogue dá nome à individual de Anaisa Franco e indica o fio condutor de toda a exposição: um objeto de luz sensível, que pulsa e expande os batimentos cardíacos da pessoa que coloca seu dedo sobre ele, como forma de materializar a indispensável pulsão da vida.
Com um trabalho que remonta às pesquisas acerca da participação de espectadores na arte e na performance, cuja origem se encontra no Modernismo, no Surrealismo e se desdobra nas Vanguardas Artísticas do segundo pós-guerra, Anaisa Franco desenvolve um constante processo de experimentação com novos suportes, materiais e fabricação digital, até obter uma “situação afetiva” entre sua obra e o público. Surge, assim, uma busca no sentido de materializar sentimentos que não conseguimos alcançar unicamente com o corpo, viabilizados pela união entre arte e tecnologia.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España