Descripción de la Exposición
“Há Jardins pelo Caminho”, individual de Mariana Mattos, abre no dia 20 de novembro com pinturas da artista representada pela galeria. Os recortes de natureza, sobreposição de cores e camadas de flores e folhas na obra de Mariana nos transportam para “a liberdade das cores, a fartura dos verdes”, como define o texto de Renato De Cara.
“No trabalho de observação de Mariana Mattos certos recortes da natureza lhe chamam a atenção. Com desenhos (sem seguir à risca) e fotografias junto à memória, o movimento do fazer conduz as anotações da artista para novos e belos lugares. Tendo como ponto de partida o olhar para a cor, seus pensamentos para a pintura oscilam, dependendo do humor. “
Há Jardins Pelos Caminhos
Segundo simbologias variadas, “o percurso da floresta selvagem através do bosque sagrado conduz ao jardim”*. Ora, se hoje vivemos trilhando percalços em situações pandêmicas limites, estados autoritários e avalanches de tragédias de origens as mais variadas, é urgente procurarmos os paraísos perdidos, espaços idealizados e desprovidos dos perigos das florestas. Senso comum, nestes últimos dezoito meses, foi o interesse por paisagens idílicas, distantes das clausuras forçadas nas quais precisamos nos esconder.
Privilégio sim, poder estar ao sol, olhar o céu, a mata e as flores de algum jardim. Para além dos interesses científicos, a busca pelo bem-estar e alegria, encontrados pelos campos, em trilhas escondidas. A liberdade das cores, a fartura dos verdes.
No trabalho de observação de Mariana Mattos certos recortes da natureza lhe chamam a atenção. Com desenhos (sem seguir à risca) e fotografias junto à memória, o movimento do fazer conduz as anotações da artista para novos e belos lugares. Tendo como ponto de partida o olhar para a cor, seus pensamentos para a pintura oscilam, dependendo do humor. Eventualmente enroscam, podendo ela vivenciar por muitos dias o mesmo trabalho. Um cenário transportado para formatos que podem ser grandes ou pequenos, a depender das escalas do tempo. Por detrás dos detalhes das paisagens, há muitas sobreposições de cores – camadas de flores e folhas, à maneira de Mariana. Um bom escapismo em busca do otimismo necessário para os dias de hoje.
Renato De Cara
Novembro de 2021
*Dicionário Ilustrado de Símbolos, Hans Biedermann, Melhoramentos
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España