Descripción de la Exposición
Criaturas que caminham entre a luz e a sombra, abarcando os dois lados dentro de si. Duais, se apresentam em formas diversas: são mensageiros e também guardiões. Os seres viventes, chamados de anjos no Velho Testamento, por vezes encantam e em outras tantas assustam. Em Guardiões, exposição pop-up inédita que o artista recifense Samuel de Saboia estreia na Emmathomas Galeria, no dia 31 de janeiro, eles surgem e são onipresentes. Com curadoria de Ana Carolina Ralston, a mostra faz parte do projeto que traz artistas convidados para expor no espaço expositivo do mezanino da galeria.
“Assim como as aparições inesperadas desses seres, as pinceladas de Saboia são repentinas, explosivas e voluntariosas”, comenta a curadora. “As cerdas deixam rastros de tinta, vezes acrílica, vezes óleo, que são revistas pelos seus próprios dedos, usados para pontilhar, suavizar ou trazer ainda mais emoção à tela”, complementa.
Saboia investiga e reinventa os seres viventes. Com gestos abstratos e viscerais de suas pinceladas, eles surgem em rituais indígenas, como O Pajé E A Lua (2018), ou ainda em cenas utópicas, como Crianças Estelares (2018), onde a união social não permite que minorias e maiorias sejam vilipendiadas por atos de injustiça. O artista pinta criaturas andróginas e pendulares entre dois mundos. “Se os anjos não possuem sexo, porque nós precisamos estabelecer um?”, questiona o artista, de 21 anos. “Como jovem e negro, sou um corpo político”, afirma.
Actualidad, 31 ene de 2019
#loquehayquever en Brasil: los museos reivindican el arte nacional
Por Paula Alonso Poza
El MAM SP y la Fundação Ibere Camargo acogen sendas producciones colectivas de arte brasileño. Por su parte, IMS, MASP e Instituto Tomie Ohtake, entre otros, presentan retrospectivas de aclamados artistas nacionales.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España