Descripción de la Exposición A mostra contempla grandes temas pertinentes à historia da arte brasileira, da primeira década do século 20 até a primeira década do século 21. Em um dos conjuntos, a Figuração e Expressionismo, podem ser reconhecidas obras de cunho social, realizadas entre os anos 1920 e 1930, de artistas como Lasar Segall, Danubio Gonçalves, Poty Lazaroto, entre outros. A Nova Figuração e Arte Pop está representada por que exploram temas relativos à repressão política nos anos 1960 Rubens Guerchman, Antonio Dias, Antonio Henrique Amaral são alguns desses.
Gravura Brasileira no Acervo da Pinacoteca de São Paulo, mostra com obras e 105 artistas como Elisa Bracher, Fayga Ostrowe, Ivan Serpa, Lasar Segall, Lívio Abramo, Maria Bonomi, Oswaldo Goedi, entre outros. A mostra é resultado de uma pesquisa que vem sendo realizada no acervo da Pinacoteca, que conta com mais de três mil gravuras e marca o inicio das atividades sistemáticas, propostas pela Pinacoteca, com foco na produção de gravura no Brasil. O Gabiente de Gravura Guita e José Mindlin é um espaço dedicado à gravura. Instalado no terceiro andar da Estação Pinacoteca é composto por três salas, sendo dedicada à mostras de longa duração e as outras duas para exposições temporárias, com diferentes recortes curatoriais.
Do conjunto de artistas que se debruçaram sobre a Abstração estão presentes Fayga Ostrower, Edith Behring, Anna Bella Geiger, Farnesi de Andrade, Anna Letycia, Ibere Camargo, Maria Bonomi e Artur Piza. Já os Geometricos e Construtivos estão representados pelas obras de Ivan Serpa, Irene Buarque, Rubem Valentim, e Mavignier. Da produção Contemporânea o público poderá conhecer obras de Maria Lucia Cattani, Elisa Bracher e Helio Fervenza, Marco Butti, Alex Serveney, Sergio Finguerman, entre outros.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España