Descripción de la Exposición
No dia 31 de julho, das 19 às 22h, a Vermelho inaugura Gravidade, a segunda individual de Carlos Motta na galeria.
Gravidade é um projeto em duas partes composto por um desenho fragmentado feito em grafite e um vídeo de 14 minutos, comissionado pela Vermelho e produzido em São Paulo em junho de 2024.
O desenho retrata uma paisagem árida onde centenas de humanos cuidam uns dos outros com urgência. As figuras seguram, carregam e arrastam-se mutuamente cuidadosamente, visivelmente lidando com o peso dos corpos, mas determinadas a ajudar uns aos outros a persistir em meio a um deserto seco onde apenas alguns trechos de grama verde sugerem a esperança de sobrevivência.
Concebido como uma partitura de performance, o desenho foi usado por Motta e por oito performers locais para produzir um vídeo que explora os temas do cuidado, resistência, peso, gravidade e sobrevivência. Desenvolvido em estreita colaboração com os performers e filmado em estúdio, o trabalho apresenta uma sequência de ações performativas onde os performers encontram maneiras cautelosas e ternas de segurar, carregar e suportar o peso de seus corpos pelo maior tempo possível, criando cenas de resistência duracional. Com uma trilha sonora eletrônica composta pela artista sonora carioca Luisa Lemgruber, Gravidade faz a pergunta: O que é necessário para sustentar uma vida?
Gravidade conta com a participação de Alessandro Aguipe, Ana Musidora, Flow Kountouriotis, Karen Marçal, Mariana Taques, Tadzio Veiga, Vitor Martins Dias e Vulcanica Pokaropa.
Direção de Fotografia e Operação de Câmera: Flora Dias; Operação de Câmera: Mirrah da Silva; Captura de Som, Trilha Sonora, Mixagem e Masterização: Luisa Lemgruber; Pós-produção: Angela Herr; Design Gráfico: Lauryn Siegel; Produção: Felipe Melo Franco. Filmado no Zanella Creative Studio, em São Paulo, Brasil, em junho de 2024.
Assistente de estúdio de Motta: Luca Cruz Salvati
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España