Descripción de la Exposición
A exposição Gravidade no MAC-USP reúne duas obras em grande escala produzidas com intervalo de quase uma década e apresentadas pela primeira vez no Brasil.
A instalação Imóblie (2013), originalmente concebida para a exposição individual de Marcius Galan na galeria White Cube (Londres, 2013), consiste de uma estrutura formada por hastes de madeira, cabos de aço, discos de metal e uma moeda de uma libra esterlina. A obra é estruturada a partir das dimensões dessa moeda: o primeiro dos cinco discos de metal que compõem a instalação possui o dobro do tamanho do objeto original e assim progressivamente, sendo que o maior desses discos atinge um diâmetro de 160cm. Apoiados verticalmente sobre o piso do espaço expositivo, os discos e a moeda são sustentados por meio de um sistema de equilíbrio que se estende até o teto do edifício. Como um gigantesco móbile estático cujas peças se apoiam sobre o chão, o trabalho enfatiza a força de atração gravitacional em direção ao centro do planeta.
Na obra inédita Movimento de placas (2022), Marcius Galan partiu do padrão do piso do MAC-USP, no qual observou diferenças de coloração entre os chapas de granito preto que cobrem o espaço devido ao desgaste da cera em partes da superfície. Sobre seções de piso descolorido, o artista posicionou chapas de metal curvas ou planas que reproduzem o formato e a cor do piso original, criando a impressão de descamação do revestimento. A sugestão é de que as extremidades das chapas de granito teriam se descolado do solo devido à deterioração do material, insinuando um movimento contrário àquele da gravidade.
Mais do que apresentar instalações site-specific que respondem à arquitetura do edifício, a exposição Gravidade contrapõe dois trabalhos que sublinham a percepção das forças físicas que atuam sobre nós.
Kiki Mazzucchelli
Premio. 27 ene de 2025 - 10 mar de 2025 / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España