Descripción del Premio
A artista Luisa Cunha é a vencedora da edição de 2021 do Grande Prémio Fundação EDP Arte.
O júri deliberou por unanimidade atribuir este prémio à artista salientando a originalidade, ousadia experimental, multidisciplinaridade, e pioneirismo no uso de novas linguagens desta artista, e destacando também a sua influência nas gerações mais jovens.
O júri salientou ainda a forma como a artista trabalha o espaço e o som a partir da linguagem verbal, num permanente jogo de construção e desconstrução de significados.
O trabalho de Luísa Cunha está fora de classificações geracionais, sendo herdeira das experiências de desmaterialização da arte internacional dos anos 70.
Sendo este um prémio de reconhecimento, contribuirá certamente para dar a Luisa Cunha a visibilidade pública que o seu mérito artístico justifica.
O júri desta edição foi composto por Benjamin Weil, curador e crítico de arte francês e diretor do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian; Philippe Vergne, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves; Teresa Patrício Gouveia, antiga presidente da Fundação de Serralves e antiga administradora da Fundação Calouste Gulbenkian, e Tobi Maier, diretor das Galerias Municipais de Lisboa. Integram também o júri Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP; Miguel Coutinho, administrador e diretor geral da Fundação EDP; e José Manuel dos Santos, administrador e diretor cultural da Fundação EDP.
Creación, 13 abr de 2021
Con ESTAMPA 2021 también regresaron sus premios de adquisición
Por Gustavo Pérez Diez
El artista británico Ben Callaway, ganador del primer Premio Cervezas Alhambra; y la artista vasca Ixone Sádaba, ganadora del Premio Comunidad de Madrid.
Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España