Descripción de la Exposición
A exposição apresenta o trabalho de 30 artistas brasileiros, e propõe um resgate da produção mais recente no campo da arte popular brasileira, destacando temas da vida cotidiana, experiências pessoais, festas, paisagens campestres e urbanas, além da beleza da natureza.
A chamada arte naïf é uma expressão artística que surgiu junto com a eclosão da arte moderna. Os artistas naïfs, via de regra, não pretendem seguir as regras da academia e, por meios próprios, inventam uma linguagem pessoal, transmitindo suas experiências de vida. Buscam, com determinação, superar eventuais desafios técnicos, propondo uma arte original, sem compromisso com a perspectiva e executada com total liberdade.
O galerista e curador Jacques Ardies, de cuja missão, entre outras, é incentivar a arte naïf brasileira, declara: “Esses artistas têm em comum a sutileza com que retratam os temas ligados à natureza e ao dia-a-dia. Usando as cores com habilidade, eles transmitem em cada um de seus quadros a alegria, o lirismo e o otimismo característicos do povo brasileiro”. Nesta nova exposição, “há desde o grupo de características mais primitivas, sem maiores preocupações no acabamento do desenho, um pouco como uma arte bruta, aos artistas que se prendem a detalhes do traço e a um meticuloso processo de elaboração da obra, chamados também dos poetas dos pincéis”, comenta.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España