Descripción de la Exposición
Sob o signo da metamorfose, Graça Morais retoma, em força, numa série inteiramente inédita de desenhos e pinturas sobre papel, um olhar muito particular sobre a humanidade.
Das imagens, grandemente comprometidas com a sociedade contemporânea, ressalta um conjunto muito diverso de rostos e figuras tão intrigantes como grotescas, tão serenas como inquietas, tão densas como etéreas, a partir das quais a artista efetiva uma complexa trama de emoções e ações humanas.
Graça Morais pensa o mundo a partir do desenho e da pintura. Não apenas no sentido de representar ou testemunhar a realidade, mas no desejo de sobre ela construir uma outra verdade, perspetivando sobre a humanidade novas reflexões e interrogações.
Como ficções visuais, os seus desenhos são, de algum modo, a materialização de um universo desconcertante, transgressor, apartado de qualquer organização racional e lógica de sentidos.
O enfoque desta nova série está uma vez mais na figura humana e sua condição. Cada obra é expressão ou epicentro de uma sucessão complexa de emoções ou estados de alma. Entre a raiva e a indiferença, o desalento e a esperança, a compaixão e a crueldade, a tensão e o silêncio, multiplicam-se narrativas tão ambíguas e perturbadoras como as suas personagens.
O tratamento da figura é novo. As linhas e formas parecem transforma-se diante de nós, sob o vigor do traço e a espessura das várias camadas da grafite e do carvão, ou diluem-se nas pinceladas aquosas e subtis, para mergulhar numa manifesta depuração formal com profundos sinais de abstração.
Graça Morais regressa em força à metamorfose. As suas personagens, isoladas ou em grupo, retomam formas animalescas ou mutantes. Os traços humanos fundem-se, transferem-se, sobrepõem-se, voltam a cruzar-se com as linhas e as feições de um gafanhoto. No entanto, esta transmutação em inseto não lhes anula as poses e os comportamentos, o olhar e até as emoções humanas. Pelo contrário, evidencia-as.
Cada personagem, cada figura, no seu hibridismo, na sua ambiguidade, encena posturas e situações reais; associam-se referências, disposições e gestos universalmente reconhecíveis, seja um acontecimento tão banal ou familiar como o de uma mãe que segura o filho ao colo, seja de manifesto cariz político-social, como o da submissão ou humilhação de um grupo de homens alinhados contra um muro.
Actualidad, 10 jul de 2018
El verano trae interesantes aperturas en Portugal (Lisboa, Porto, Braga, Ponta Delgada, Bragança...)
Por Gustavo Pérez Diez
Ocupando un lugar destacado está la primera gran muestra en Portugal del angloindio Anish Kapoor, que organiza el Museu Serralves en colaboración con la Fundación Bancaria "la Caixa".
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España