Descripción de la Exposición
Apresentando o desdobramento mais recente da sua pesquisa na construção de imagens, a artista se aventura na criação de NFT na mostra “Glorious Spell of Sobriety” e utiliza ferramentas digitais em suas fotografias intervindas com pintura.
Em 2021 participou do projeto Every Woman Biennal que aconteceu em diferentes locais das cidades de Nova Iorque e Londres. Já na sua quarta edição, é a maior bienal de arte feminina e não binária do mundo. Na ocasião Alice exibiu seu primeiro NFT e subsequente foi convidada pela Tropix para fazer o lançamento do NFT exibido agora.
Essa obra foca na ideia da imagem como um registro subjetivo/abstrato, explorando o campo da imaginação, misturando técnicas antigas, como negativos de 35 mm com imagens digitais e geometrias criadas no computador. A paisagem criada é uma representação do momento atual, onde percorremos um processo de transição e questionamento.
Quaresma sempre teve como grande influência na sua prática artística os trabalhos dos pioneiros do Neoconcretismo, Lygia Clark e Hélio Oiticica.
Numa releitura do movimento artístico que aconteceu no Brasil no final da década de 60, Alice procurou criar qualidades sensoriais e interativas em suas obras através do uso de tinta, lápis, fita adesiva e bastão a óleo, criando intervenções geométricas sobre fotografias autorais, desconstruindo a imagem e trazendo características da pintura para a fotografia. Agora, com o uso das mídias digitais a artista insere elementos visuais e animação expandindo a narrativa na construção das imagens.
Alice Quaresma
Nasceu no Brasil em 1985 e vive atualmente em Nova Iorque.
Tem feito experiências com materiais que permitem que as suas fotografias sejam sensoriais e lúdicas, forçando os limites da fotografia como um meio descritivo. Utilizando imagens do seu arquivo pessoal, ela reflete sobre identidade e imaginação, estimulando o lúdico nas suas imagens.
Quaresma participou em exposições em instituições de todo o mundo, tais como Patrick Heide Contemporary Art (Londres), Sobering Galerie (Paris), Félix Frachon Gallery (Brussels), Sotheby’s Institute (Nova Iorque), Centro de Cultura Laura Alvim (Rio de Janeiro), Cincinnati Contemporary Arts Center, e A.I.R Gallery (Brooklyn).
Realizou a sua primeira exposição individual institucional na Caixa Cultural São Paulo em 2018 e lançou o seu primeiro livro, “Playground”, com a editora francesa Editions Bessard, em 2019. Os prêmios incluem Photoworks Festive Commission Prize (2021), Aperture Foundation Summer Open Prize (2019), Houston Center for Photography Annual Exhibition Prize (2019), Foam Talent Prize (2014), e PS122 Exhibition Prize (2009).
Também criou projetos especiais para várias organizações, tais como Gap, Haus der Kulturen der Welt, Hermès, Air France, e Red Bull. O seu trabalho foi publicado em Exit Magazine (Espanha), Foam Magazine (Holanda), Extra Fotographie in Context (Bélgica), Edicola (Itália), IMA (Japão), Serafina (São Paulo), Lens Culture, e Artsy, entre outros. Quaresma tem BFA do Central Saint Martins College (Londres) e MFA do Pratt Institute (Nova Iorque).
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España