Descripción de la Exposición
O processo artesanal de feitura das pinturas de Delson Uchôa evidencia a materialidade e compõe o corpo da obra, característica inerente à sua investigação. A partir da combinação entre resina e pigmentos, o artista produz “peles de tinta”, através do acúmulo e secagem desses materiais, que são então “transplantadas” em figuras geométricas. São camadas e camadas de peles sobrepostas que dão vida às pinturas-objetos como se fossem verdadeiros implantes, numa metáfora à sua formação em medicina. Para essa exposição, de maneira inédita, Delson Uchôa aplica essa metodologia em fibras naturais brasileiras. O Piripiri, considerado o papiro brasileiro, encontrado nas regiões alagadas do Rio São Francisco, e palmáceas como o Ouricuri, a Carnaúba, Titara e o Catolé, são alguns dos materiais utilizados pelo artista, que tem nos tramados das esteiras a base para as novas pinturas.
A luminosidade continua sendo um elemento importante na obra de Delson Uchôa, considerado um pesquisador da cor. Em suas pinturas, ele trabalha não apenas a estridência solar e vegetação alagoana, como também referências cromáticas da arte plumária, através da cultura indígena. Essa interação da luz com a matéria, agora aplicada em obras de menor dimensão, é costurada em padrões geométricos sofisticados, causando fenômenos ópticos contrastantes aos olhos. Para o artista “a pintura fala para os olhos que ouvem”, portanto, sua obra se comunica através desse hibridismo conceitual e material, que combina a estética ameríndia e identidade brasileira aos aspectos colonizatórios das escolas europeias.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España