Descripción de la Exposición
Entre 31 de março e 23 de abril, acontece a primeira edição do projeto “Galeria Mundo”, que vai promover três exposições ao ar livre de 12 fotógrafas contemporâneas, de 11 estados brasileiros. Com curadoria da fotógrafa Raquel, as mostras apresentam cerca de 100 imagens sobre diferentes tipos de afeto, distribuídas por praças de três municípios fluminenses: Rio de Janeiro, Teresópolis e Cabo Frio.
A escolha destes espaços de exibição se deu tanto por um aspecto político de democratização das artes como também por ativar o espaço público como cenário para reflexões, proposições e diálogos. “Ao trazer a fotografia e as artes para a rua, estamos convidando os passantes casuais a interromperem o ritmo frenético de seus cotidianos para atentarem seus olhares a outras realidades e permitirem-se ser afetados por estas imagens”, explica a curadora.
A mostra reúne obras de Marília Oliveira (Ceará), Isabella Lanave (Curitiba), Ingrid Barros (Maranhão), Dayse Euzébio (Paraíba), Aziza Xavier (Belo Horizonte), Marcela Bonfim (Rondônia), Raquel Bacelar (Bahia), Cristal Luz (Alagoas), Raquel Gandra (Rio de Janeiro), Daniela Paoliello (Belo Horizonte), Ilana Bar (São Paulo) e Ana Mendes (Amazonas/São Paulo). Cada artista com uma trajetória, linguagem e vivência diferentes no campo da fotografia, mas com o afeto como interseção.
“A temática do afeto foi escolhida por se tratar de uma pauta urgente dentro de um cenário brasileiro polarizado e desigual. O afeto aqui engloba suas diversas camadas e pode ser compreendido como gesto político. A Galeria Mundo é uma proposta de encontro, um convite para entrarmos em contato com nossas sensibilidades, nos tornarmos mais curiosos, generosos e interessados pelos modos como o outro vive, sente e pensa”, completa Raquel Gandra.
No Rio de Janeiro, a mostra ocupa a Praça Sans Peña, na Tijuca, com abertura no dia 31 de março. Na quinta feira, dia 6 de abril, as fotografias tomam a Praça da Cidadania, em Cabo Frio, às vésperas do feriado da páscoa. E no dia 14 de abril, é a vez da Praça Baltazar da Silveira, em Teresópolis. Cada cidade contará também com visitas guiadas, mediadas por jovens locais que terão participado previamente de uma formação especificamente dedicada à área do educativo, mais uma ação proposta pelo Projeto, com o intuito de ativar a conexão e acessibilidade do público com as obras. As datas exatas das visitas serão divulgadas nas redes sociais da idealizadora (@interludica)
Pensando em um formato expositivo que dialogasse tanto com a estética visual presente nas ruas/no espaço público, como também com necessidades práticas de uma exposição ao ar livre, a curadora decidiu por impressões em Lona Pet, um material leve, porém resistente às intempéries e de excelente qualidade. O projeto expositivo buscou adaptar-se às estruturas prévias e às especificidades de cada local, estando as imagens quase sempre dispostas ao longo de cabos de aço, como na formal de um varal.
Exposición. 12 nov de 2024 - 09 feb de 2025 / Museo Nacional Thyssen-Bornemisza / Madrid, España