Descripción de la Exposición
Assinalando os 40 anos da Bienal Internacional de Arte de Cerveira, o Centro Cultural de Cascais mostra, a partir de sexta-feira, escultura, pintura e fotografia de Helena Almeida, José Rodrigues, Pedro Calapez, Pedro Cabrita Reis, Ângelo Sousa e Álvaro Lapa, entre outros autores consagrados e emergentes.
Trata-se de uma antologia que apresenta obras de mais de 30 criadores, que integram a coleção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, que poderá ser visitada até 31 de março.
Numa referência a esta antologia, o presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Fernando Nogueira, realça que esta exposição “afigura-se um manifesto (…) que convida a uma reaproximação histórica e física, no seio do panorama artístico português e internacional das últimas quatro décadas”.
“A Bienal Internacional de Arte de Cerveira é visionária, tem aberto portas a novos criadores, descentralizando os eventos de arte, sendo fundamental para aproximar um universo, que alguns ainda julgam ser apenas para usufruto elitista, da população em geral. É este espírito de querer arriscar, de partilha e de valorização da Cultura que também carateriza Cascais”, destaca Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Com curadoria de Luísa Soares de Oliveira, a mostra decorre no âmbito da programação do Bairro dos Museus de Cascais e na sequência de uma colaboração entre a Fundação Dom Luís I e a Fundação Bienal de Arte de Cerveira.
“Esta exposição é o ponto de partida de uma viagem que se prolonga até Vila Nova de Cerveira, de 10 de agosto a 23 de setembro, na XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, onde a produção artística contemporânea, a experimentação, e a atividade expositiva como meio de reflexão sobre a cultura visual contemporânea têm lugar cativo”, acrescenta Fernando Nogueira. A iniciativa conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
Actualidad, 13 feb de 2018
#loquehayquever en Portugal: la Bienal de Cerveira cumple 40 años
Por PAULA ALONSO POZA
La Bienal Internacional de Arte de Cerveira, la más destacada que se celebra en suelo luso, celebra 40 años de actividad con una muestra en la que participan, entre otros, Helena ...
Exposición. 10 mar de 2025 - 22 jun de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Cambio de forma: Mito y metamorfosis en los dibujos romanos de José de Madrazo
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España