Descripción de la Exposición
Abrangendo uma rica panóplia de estilos e linguagens visuais, “Do Mundo, Made in Lisboa” reúne um grupo de artistas de várias nacionalidades que têm desenvolvido a sua prática numa articulação entre o espaço público e o espaço expositivo. Inspirados pela realidade material e imaterial que dá forma às nossas sociedades urbanas no presente contexto global, esses artistas compartilham uma abordagem com um alcance universal que os viu, cada um a seu modo, criando trabalho em inúmeras cidades ao redor do mundo, unidas. pelo objetivo de divulgar sua mensagem e sua visão artística. Um padrão de interação com os espaços e as pessoas em escala global, que viu todos eles, em diferentes momentos, visitar Lisboa e produzir trabalho - exposições, intervenções no espaço público e edições de arte - em proximidade com a cidade e seu público, perfeitamente espelhando o propósito e a missão dos Underdogs.
Diverso e heterogêneo, expressando diferentes interesses, preocupações e objetivos, o universo das visões autorais apresentado aqui também contém elementos que são transversais e / ou tangenciais ao trabalho de vários desses artistas. André Saraiva e Ernest Zacharevic, por exemplo, apesar das diferenças estilísticas, compartilham um interesse semelhante em estabelecer uma interação divertida e lúdica, poética e apaixonada com a cidade e o espectador. Clemens Behr e Olivier Kosta-Théfaine, apesar das diferenças conceituais e formais que os separam, compartilham uma visão que os leva a trabalhar diretamente com elementos que a cidade descarta ou ignora - apropriando-se, reutilizando-os ou reinterpretando-os para traduzir sua qualidade abstrata em novos arranjos e contextos estéticos. Imprimindo uma nova interpretação sobre temas atemporais, mesclando elementos de natureza clássica, contemporânea e / ou popular, as obras dos coletivos Cyrcle e PichiAvo exploram, cada uma por sua própria perspectiva, a rebeldia do ato criativo, estabelecendo uma combinação dialógica entre diferentes Referências que dão origem a uma paisagem visual totalmente nova.
Actualidad, 09 may de 2019
#loquehayquever en Portugal: grandes artistas lusos y coleccionismo en los museos
Por Paula Alonso Poza
El Museo Coleção Berardo y el Museo de Serralves lideran nuestro listado mensual de producciones imprescindibles en Portugal. Destacan las retrospectivas de artistas nacionales como Helena Almeida o Silvestre Pestana, que aparece en la selección ...
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España