Descripción de la Exposición
A vida de Frans Krajcberg é uma "Travessia de fogo" (título da biografia de Claude Mollard e Pascale Lismonde, publicada em 2005 durante a grande retrospectiva de Bagatelle).
Uma viagem iniciática que nos leva da morte ao renascimento e à vida: A exposição convida o visitante a caminhar nas pegadas de Frans Krajcberg, dos anos 60 a 2000. Do espanto à revolta! Da Natureza sublimada à Natureza massacrada! Da contemplação à acção!
As obras da colecção permanente acolhem o público com os seus "totens", madeira queimada recolhida no local dos incêndios. Eles testemunham a força com que Frans Krajcberg denunciou a devastação sofrida pelas terras devastadas pelo fogo. Os troncos queimados tornam-se árvores magníficas, endireitadas e adornadas com pigmentos naturais para alertar e despertar as nossas consciências adormecidas.
Nas salas temporárias, uma instalação imersiva mergulha-nos no seu universo criativo como um artista empenhado. Uma selecção de fotografias, filmes inéditos e arquivos da sua colecção pessoal ou de amigos e familiares mostram a violência da sua luta (recebeu várias ameaças de morte). Paraná, Mato Grosso, Amazónia... O Brasil está a arder diante dos nossos olhos! Em 1986, a sua obra fotográfica "Queimadas" denunciou inequivocamente o papel do homem nesta destruição maciça. Um ano mais tarde, Walter Salles realizou o documentário "Krajcberg, le poète des vestiges".
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España