Descripción de la Exposición
Este conjunto de pinturas demarca o momento no qual decidi optar pela pintura como o suporte principal da minha atividade artística.
Após um início vinculado à chamada Nova Figuração Brasileira, na segunda metade dos anos 60, e depois com uma produção relacionada à arte conceitual nos anos 70, há um intervalo de 1976 a 1980, quando resido em Paris e enfrento um questionamento sobre a História da Arte e a sua relação com a pintura. Para mim, nesse período, a tradição era algo a ser recusado diante da tábula rasa que a arte de vanguarda demandava para a constituição do novo. Minhas experiências vividas nessa fase, bem como o crescente olhar crítico sobre o sentido evolucionista e mecanicista desta concepção de vanguarda, me fizeram rever referenciais sobre arte, passando a privilegiar a pintura como uma prática capaz de estabelecer um vínculo entre a História e o presente, indo no sentido oposto da crença, tão divulgada naquele momento, da morte da pintura. A partir de 1978 a pintura passou a ser o objeto de minha produção artística.
Realizados entre 1978 e 1986, estes trabalhos expõem a gênese do processo. Tratam de estabelecer as bases sobre as quais seria possível erguer uma prática pictórica, buscando enfrentar questões culturais e de linguagem de modo a formular uma linguagem original. Desde o início estabeleci um programa que se baseia na ideia de pintar a pintura. Quer dizer, enfrentar questões culturais e de linguagem diretamente envolvidas com o fazer pictórico, de modo a gerar nesse embate uma resposta original.
Premio. 27 ene de 2025 - 10 mar de 2025 / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España