Descripción de la Exposición
Programa Curatorial - FotoUtopia: Construções Imaginárias
No momento em que o presente permanece suspenso e o futuro incerto e obscuro, esta exposição centra-se na emergência de uma imaginação utópica capaz de mobilizar energias e redefinir potencialidades e prioridades, revelar outras realidades e projetar outras possíveis formas de viver e criar, refletindo sobre práticas e territórios em expansão no mundo da fotografia. De modo a contrariar esta sensação de disfunção distópica, reflitamos sobre o que este tempo transformador representará para o futuro.
No desafio de dar forma ao futuro, centremo-nos não no que era mas no que poderá ser, no possível e desconhecido, examinando várias maneiras de experimentar o mundo através da imagem. Sendo esta uma exposição de fotografia estamos interessados nas novas possibilidades imagináveis neste campo, que é também um lugar de renovação, de metamorfose e mutação contínuas.
Como poderá ser este um novo mundo e como se exprime na cultura fotográfica? De uma coisa podemos ter a certeza: as realidades mutantes corresponderão olhares expansivos.
FotoUtopia pretende apresentar uma combinação verdadeiramente dinâmica de projetos representativos da diversidade e vitalidade da fotografia contemporânea, mediante a presença de trabalhos recentes de quatro artistas que exploram o campo da fotografia, encarando-o como meio conceptual e de experimentação, de indagação e reavaliação criativa sobre os temas e processos de produzir imagens na atualidade.
Importa sondar os efeitos de uma realidade pós-Internet baseada na aceleração e desmaterialização e de um mundo de edição e circulação ilimitada e saturada de imagens. E reconhecer, nesse vórtice de transmissão digital, e redes sociais e de informação que moldam indelevelmente a nossa visão, a proposta de modelos de comunicação baseados na documentação obsessiva, na fragmentação, na descontinuidade e na hibridização e porosidade de diferentes meios, contextos e formas, que nos incitam a um constante exercício de montagem e conetividade. Toda esta dinâmica será evocada por uma Bienal atenta ao futuro que renasce todos os dias, assim com às nossas esperanças nele.
Formación. El 30 ene de 2025 / Fundación Juan March / Madrid, España