Descripción de la Exposición
O artista Daniel Feingold mostra três séries inéditas de fotografias no Paço Imperial a partir do dia 23 de junho. A série Station of the Cross, de 2009, foi concebida numa visada do teto interno do prédio anexo do Museu Reina Sofia, na Espanha. O artista se deita no solo e dispara contra o teto. Obtém, assim, relações geométricas, abstratas, que sugerem as paradas de Cristo antes da crucificação. Serão mostradas 4 fotografias dessa série.
Segundo a curadora, cientista social, historiadora, Vanda Klabin, "o fazer fotográfico é também o seu objeto de investigação e traz à tona os questionamentos artísticos já contidos na sua obra: pensar fotográfico | pensar pictórico..."
Homage to Corot, 2011, é uma outra observação do artista dos planos revelados pelas superposições de cortinas e objetos cromáticos, dessa série serão apresentadas 12 fotografias. Feingold explora tênues planos cromáticos, através de luz invernal. Assim como o impressionista francês, em suas cenas melancólicas, acinzentadas e vaporosas, onde a natureza envolvente implica uma paleta extremamente sóbria, uma intervenção cromática pontual determina relações espaciais.
Para Vanda Klabin, " a formação do seu olhar tem referências culturais na pintura, na literatura, na sua forma de "estar no mundo" e se desenvolve livremente através da fotografia".
Série Yahweh at Reina Sofia, 2012, revela dobraduras de planos da cobertura do edifício do Museu Reina Sofia, onde luz e sombra arranjam-se no espaço, uma metageometria, numa ambição de transcendência.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España