Descripción de la Exposición
NOTA: LA FECHA INDICADA ES SÓLO ORIENTATIVA.
Fluxes é uma exposição coletiva imersiva que transforma o edifício do MAAT Central, nas palavras dos curadores, numa Máquina do Antropoceno, num atlas dos 30 biliões de toneladas de detritos produzidos pela humanidade. São dispositivos que moldam energia, informação e fluxos materiais que se acumulam ao longo do tempo e se fundem no exoesqueleto duro das sociedades humanas.
A exposição decorre no âmbito da 7.ª Trienal de Lisboa, programada em torno da questão central How Heavy is a City? Quão pesada é uma cidade?, que aborda as complexas transformações da cidade e do seu contexto, revelando a sua nova configuração de magnitude planetária. Compreender as agências que a sustentam impulsiona uma redefinição da arquitetura e do que significa construir um território coletivo.
A curadoria de Territorial Agency conduz uma investigação sobre as dimensões espaciais do Antropoceno, explorando formas emergentes de cooperação e mutualidade. O programa envolve uma equipa multidisciplinar, da ciência à filosofia e às artes, é composto por três exposições centrais – Fluxes, Spectres e Lighter –, dois livros, três prémios, um ciclo de conferências e doze projetos independentes. A Trienal 2025 quer abrir um espaço público de aprendizagem, experimentação, inquietação, debate, entusiasmo, especulação e ação sobre os futuros possíveis da coabitação.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España