Descripción de la Exposición
A Ocupart apresenta as Exposições Flowers I & II, do artista espanhol Manuel Valencia, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência | MUHNAC e na Ocupart | Espaço Camões da Livraria Sá da Costa.
Estas exposições tem a curadoria de Sofia Marçal, no MUHNAC e de Menene Gras Balaguer, diretora de arte e cultura da CASA ASIA em Barcelona, na Ocupart.
Com inauguração conjunta a 29 abril, estas exposições podem ser visitadas até 31 de maio.
Os trabalhos apresentados nestas mostras inserem-se no contexto de um extenso projeto de Manuel Valencia sobre flores imaginárias, exibido pela primeira vez em Xangai em 2018, agora ampliado e renovado. No projeto Flowers, Manuel Valencia guiado pela intuição e pela poesia, inspira-se na Botânica para criar desenhos de flores imaginárias e atribuir-lhes um nome, também inexistente, seguindo a nomenclatura binomial de Linnaeus. Com um estilo claramente único, o artista utiliza diferentes materiais sobre papel de arroz Xuan feito à mão na China.
Em 2018 a editora Purple Roof (China), publicou um livro em inglês intitulado FLOWERS sobre o projeto de Manuel Valencia, juntamente com textos de Menene Gras Balaguer.
MANUEL VALENCIA
Madrid, 1954.
Realizou os seus estudos em arte na Stichting de Vrije Academie voor Beeldende Kunst, em Haia e em vários ateliers de artistas holandeses, como é o caso de Dora Dolz. Para criar a sua vasta obra, escrita e plástica, Manuel Valencia procura incessantemente respostas na natureza, inquieta-o a dualidade entre o caos e a ordem do universo. Guiado pela intuição e pela poesia, explora com mestria a relação entre a unidade e a multiplicidade de representações que encontra na botânica, no mar ou nas paisagens que representa.
Manuel Valencia expõe regularmente desde 1991 e tem uma carreira internacional, tendo vivido na China mais de 5 anos. Realizou diversas exposições individuais em Madrid, Valência, Barcelona, Lisboa, Belgrado, Pequim, Havana e Xangai, entre as quais se destacam “The Flowers Series. Drawings” (Xangai, 2018), The Skin of the Sea” (Pequim, 2015), “Letters and Slates” (Madrid, 2011),” Poemas Botânicos" (Madrid, 2009),” Visual Haikus" (Havana, 2007),” Gaijin" (Barcelona, 2004). Participou em inúmeras exposições coletivas em galerias privadas e em espaços institucionais, como o Instituto Cervantes ou a Casa Ásia de Madrid e Barcelona assim como em Feiras Internacionais, ARCO (Madrid), CIGE (Pequim), Wuhan Ink Biennale o Arte Lisboa.
A sua criação plástica tem sido acompanhada pela sua produção escrita, cujas publicações se destacam o livro "Accelerated Travel Journal - 10 years" (Ed. Isla Grande, Madrid, 2007) ou FLOWERS, Drawings by Manuel Valencia (Xangai, 2018).
O seu trabalho está presente em várias coleções particulares na Holanda, Itália, Bélgica, Estados Unidos, China, Coreia, Cuba, Portugal, Brasil e Espanha.
---------------------------------------------
Organizadas pela Ocupart, estas exposições poderão ser visitadas até 31 de maio, no MUHNAC, terça a sexta das 10h às 17h; sábado e domingo das 11h às 18h e na Ocupart de segunda a sexta, entre as 14h às 19h, ou noutro horário, mediante marcação prévia para geral@ocupart.pt.
Exposición. 02 jun de 2021 - 05 jul de 2021 / Sala do Veado (Espaço de Arte Contemporânea) - Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) - Universidade de Lisboa / Lisboa, Portugal
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España