Descripción de la Exposición
Pinakotheke São Paulo apresenta a exposição Flavio-Shiró -
Nos seus 90 anos, o pintor ganha exposição retrospectiva, acompanhada de livro com texto de Paulo Herkenhoff
No ano em que comemora o seu 90º aniversário, que coincide com os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, Flavio-Shiró é contemplado com uma retrospectiva que reúne sete décadas de sua pintura, de 1942 até obras concebidas em 2018. Os trabalhos reunidos, organizados cronologicamente, reafirmam a sua seminal importância no expressionismo brasileiro. A Pinakotheke, além de realizar a mostra, lança, pelo seu braço editorial, um livro sobre o artista com texto de Paulo Herkenhoff.
A exposição promove um mergulho no universo de Shiró, pintor oriundo de três universos distintos – nasceu no Japão, cresceu no Brasil e há mais de seis décadas divide seu ateliê entre Paris e Rio de Janeiro.
Com 26 pinturas, 12 obras sobre papel, além de fotografias, objetos pessoais e cinco curtas dirigidos por seu neto Adam Tanaka e Margaux Fitoussi e produção executiva de Josué Tanaka, filho do artista, a mostra traça um panorama da obra do pintor, do figurativismo presente até o princípio de sua vida em Paris (1953), a transição para o abstracionismo informal até a retomada da figuração, sempre tendo o gesto como expressão basilar.
Actualidad, 11 jul de 2018
Grandes nombres propios en las nuevas inauguraciones de Brasil
Por Gustavo Pérez Diez
Recogemos muestras que revisan la producción de artistas brasileños fundamentales del siglo XX, como Lorenzato y Flavio-Shiró; o que revelan al público aspectos menos conocidos sobre la obra de Tunga, ...
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España