Descripción de la Exposición
Flávia Ribeiro volta a expor na Vermelho, dez anos após a individual Gabinete de Leitura, quando lançou junto à Edições Tijuana, Mecânica, o primeiro de seus 2 livros de artista publicados pela editora da Vermelho. Ribeiro volta a ocupar a sala que ocupou em 2012, com um trabalho onde suas pesquisas nos campos da escultura, gravura e desenho, se unem em uma obra que se organiza em relação ao corpo no espaço.
Ribeiro trabalha há anos com gravura em metal, entendendo como procedimento básico da gravura o registo do contato entre o corpo que grava e o corpo do material que é gravado. Mais tarde, Ribeiro buscou na fundição (mais especificamente no processo de cera perdida) um procedimento análogo, onde se registra o contato entre o objeto a ser fundido e os diferentes materiais utilizados em cada etapa do processo. Fundição e gravura são, contudo, mais uma etapa na construção do trabalho; são corpos procurando se estruturar entre si.
Com os elementos produzidos em ateliês especializados, Ribeiro volta para o seu espaço de trabalho onde articula esses elementos com outros materiais, muitas vezes materiais que estão ligados a essa produção inicial.
Na obra de Flávia Ribeiro, cada material carrega em si sua condição primeira de matéria, e significados que lhes vão sendo atribuídos culturalmente, como o veludo ou a organza de seda. Há, em seu trabalho, o percurso da unidade que foi incorporada ao conjunto, o caminho da produção dessa unidade e a autonomia do elemento, todos reunidos em uma trilha que leva ao trabalho. Segundo Ribeiro, “Tenho o hábito de caminhar, e ao caminhar, um tipo diferente de percepção e de pensamento é ativado em mim, contribuindo para a resolução de questões construtivas e conceituais do trabalho”.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España