Descripción de la Exposición
Só há uma forma de ver? Podemos perceber o tempo e espaço de outros modos? A exposição Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural traz obras que exploram e ampliam as maneiras pelas quais vemos e entendemos as imagens em movimento.
Parte das iniciativas do Itaú Cultural que visam recuperar, preservar e difundir a memória e a produção artísticas brasileiras, a mostra reúne trabalhos que estão entre o audiovisual e as artes visuais - dos pioneiros até os artistas contemporâneos. A exibição em Ribeirão Preto é fruto de uma parceria entre a instituição paulistana e o Instituto Figueiredo Ferraz.
São construídos dois eixos: o histórico, que cobre destaques da década de 1970, com obras recuperadas e remasterizadas de artistas como Nelson Leirner, Letícia Parente e Regina Silveira; e o contemporâneo, com Cao Guimarães, Rivane Neuenschwander, Thiago Rocha Pitta e Eder Santos, entre outros. A curadoria é de Roberto Moreira S Cruz.
A Coleção Itaú Cultural compõe o Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco, que abrange aproximadamente 13 mil pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, instalações e outras peças reunidas por cerca de 60 anos. Representativo da história da arte nacional, é o maior acervo artístico de uma companhia privada na América Latina.
Instituto Figueiredo Ferraz e Itaú Cultural
A produção de filme e vídeos no Brasil realizada por artistas e com proposta experimental se inicia em consonância com a criação contemporânea internacional, nos anos 70. Essa fase, de descobertas e tentativas de forjar um modo criativo para o audiovisual, foi tortuosa e, de certa forma, marginal, pois não existia mercado para dar visibilidade aos trabalhos e o cenário cultural estava submetido à censura imposta pelo regime militar. Os filmes e vídeos mais originais e inventivos realizados nesse contexto permaneceram durante muito tempo desconhecidos do público e praticamente abandonados nas gavetas de estúdios e ateliês dos artistas.
Apenas duas décadas depois, em meados dos anos 1990, parte dessa produção passou a ser reconhecida, com a inserção de obras audiovisuais no ambiente da arte contemporânea e com a presença marcante de artistas que trabalham com audiovisual em galerias e exposições de amplitude internacional.
A coleção de filmes e vídeos do Itaú Cultural é uma contribuição pioneira por parte de uma instituição cultural, pois formaliza - por meio da aquisição, da conservação e da restauração de obras audiovisuais - a constituição de um acervo permanente de trabalhos nessa área produzidos no país nas últimas cinco décadas.
Alguns aspectos motivaram a formação desse acervo. O primeiro, e talvez o mais fundamental, é o resgate da importância da produção pioneira, trazendo ao olhar contemporâneo a força inventiva dessas imagens. Remasterizando e recuperando filmes e vídeos de artistas como Rubens Gerchman, Nelson Leirner, Letícia Parente, Regina Silveira, Paulo Bruscky e Rafael França, a coleção conserva obras passíveis de deterioração, pela própria obsolescência da tecnologia. Pode, assim, ser compreendida como um acervo audiovisual, pois acredita na preservação de bens culturais, constituindo-se nesse sentido em patrimônio histórico inestimável.
Roberto Moreira S. Cruz
Curador
Actualidad, 08 mar de 2017
La alemana Candida Höfer y el checo Jiri Kolar exponen por primera vez en museos brasileños
Por Paula Alonso Poza
Candida Höfer, que también tiene una muestra vigente en el MIB de México, inaugura una exposición en la Pinacoteca de São Paulo. Por su parte, Jirí Kolár presenta su obra ...
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España