Descripción de la Exposición
No dia 4 de junho, Fernanda Gomes inaugura sua 9ª individual na Luisa Strina, marcando 30 anos da primeira exposição da artista na galeria, que a representa desde 1990. A mostra acontece, ainda, no ano do 50º aniversário da galeria. Esta é a primeira exposição de Fernanda Gomes em São Paulo desde sua grande panorâmica na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2019.
A ideia de continuidade é central na obra de Fernanda Gomes. Fazer uma nova exposição implica recolher mentalmente obras esquecidas, ou criar novas obras a partir do caos de obras interrompidas. Trata-se, portanto, de uma ideia de acúmulo de uma prática diária e incessante, gerando um repertório ao mesmo tempo vasto e extremamente preciso que informa cada nova criação.
Segundo Fernanda Gomes, a luz é um dado fundamental, por ser o que permite que a visão aconteça, desenhando as coisas para o nosso olhar. Para esta exposição, a artista revestiu o teto da sala 1 da galeria com papel translúcido para criar uma iluminação difusa e equilibrada. Ao privilegiar a percepção direta das coisas, a artista busca proporcionar um encontro mais livre entre observador e obra, numa procura por uma experiência que seja equivalente ao olhar algo pela primeira vez: “A arte tem esta capacidade mágica de fazer ver certas coisas. Às vezes basta uma mudança mínima de perspectiva para revelar outros mundos, outros mistérios.”
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España