Descripción de la Exposición
“Em conjunto recente de pinturas, Ana Elisa Egreja dá seguimento ao programa artístico que possui já década e meia, ainda que continuamente altere algo nele ou expanda suas bordas, tornando-o mais denso e largo. A cada movimento feito, coloca-se diante de desafios antes ausentes ou que careciam, no passado, de urgência de enfrentamento. Em sua obra, as coisas permanecem e mudam; estão lá e se ausentam. Nela, não há desvio dos paradoxos eventualmente encontrados, mas o cultivo deliberado deles” - Moacir dos Anjos
Conhecida por suas pinturas em óleo sobre tela, a artista traz para a exposição ˜Fazer realidade˜ sua produção mais recente, composta por sete grandes telas e um conjunto de 42 pinturas circulares, em pequeno formato, todas inéditas. A mostra permanece em cartaz na Galeria Leme de 18 de setembro a 06 de novembro de 2021 e conta com texto crítico do curador Moacir dos Anjos.
Em seu corpo de trabalho, assim como nas obras apresentadas na mostra, Ana Elisa pesquisa os gêneros da pintura Interior e Natureza Morta, retratando ambientes domésticos de forma virtuosa. São salas, cozinhas, mesas e janelas, repletos de objetos do cotidiano, como pratos, utensílios, frutas e verduras, nas quais a memoria afetiva se mistura às referências da história da arte e da arquitetura.
Ao mesmo tempo, nesse conjunto de trabalhos, a artista expande seu vocabulário particular, tanto na riqueza das pinceladas e exercício da pintura, quanto no que diz respeito ao contraste entre realidade e fantasia das imagens representadas.
“Uma das características do trabalho da Ana Elisa é que aquilo que ela nos apresenta como realidade é, na verdade, uma colagem de imagens. Nessa combinação, ela adiciona detalhes, muitas vezes animais, que se intrometem nesse suposto realismo, gerando um curto circuito na realidade˜, pontua o curador Moacir dos Anjos.
Aprofundando seu interesse pela pintura e suas possibilidades, Ana Elisa ressalta que, em seus trabalhos mais recentes, têm se intensificado uma experimentação com relevos: "Em outros momentos da minha produção, o meu interesse já se voltou para a escala, para os vidros, para as luzes na cena, para contar a história de uma casa específica. Agora estou obcecada pelo relevo e pela textura. Estou trabalhando com mais tinta do que costumava trabalhar, tentando controlar os volumes e testar os limites da tinta óleo no tipo de representação que me proponho em fazer”, destaca a artista.
Sobre a artista:
São Paulo, Brasil, 1983. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
Ana Elisa Egreja realizou as exposições individuais: Fabulações, Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM-BA, Bahia, Brasil (2019); Interiores, SESC - Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil; Jacarezinho 92, Galeria Leme, São Paulo, Brasil (2017); Da Banalidade: vol.1, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil (2016); Galeria Leme, São Paulo, Brasil (2013); Temporada de Projetos, Paço das Artes, São Paulo, Brasil (2010); e as exposições coletivas: Crossing the Borders of Photography, Somerset House, Londres, Reino Unido (2019); Lost and Found in Paradis, Artuner, Paris, França (2019); Through the looking glass, Palazzo Capris, Turim, Itália (2017); 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (2019), São Paulo, Brasil; entre outras. Seu trabalho integra as coleções: Santander, Brasil; Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, Turim, Itália; Franks-Suss Collection, Londres, Inglaterra; Kistefos Museum (The Twist) Jevnaker, Noruega; Deji Art Museum, Nanjing, China; MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia, Brasil; MAR – Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil e Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España