Descripción de la Exposición
A Fundação Marcos Amaro (FMA) realiza a segunda exposição do seu acervo para fechar o ano celebrando projetos, parcerias e a pluralidade de sua coleção. Desta vez, prestigiando o pintor, escultor, desenhista, gravador e ilustrador Farnese de Andrade. As obras, recentemente adquiridas pela Fundação, serão exibidas pela primeira vez em São Paulo e ficam disponíveis para visitação até 10 de fevereiro na sede da FMA.
A curadora da mostra, Ana Luísa Lima, destaca a experiência sensorial-cognitiva que está implícita na apreciação das obras selecionadas. Para ela, é preciso afeição ao ‘Silêncio’ e um pouco de prazer na ‘Morte’ para decifrar as obras de Farnese de Andrade. Os trabalhos do artista, cada um fundado em um campo semântico próprio, são figurados com colagens, assemblages e elementos corroídos pelo mar, recolhidos nas praias e aterros.
Este fascínio pelo imensidão se faz presente em seu trabalho desta forma, por trás de suas obras, em materiais e suportes. Ana Luísa usa a palavra multilinguística Kalunga para aproximar o visitante das obras. Kalunga, que carrega em si mesma ideia de imensidão e que designa a um só tempo: Deus, a Morte e o Mar. Sim e Não da matéria, a Vida e a Morte mais próximas do que opostas.
Formación. 08 may de 2025 - 17 may de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España