Descripción de la Exposición
Falsa Simetria, primeira exposição individual de Osvaldo Carvalho na Janaina Torres Galeria, abarca a produção do último biênio do artista, aliada a trabalhos da premiada série Terra Prometida, executada entre 2011-2017, formando um conjunto que denuncia o impacto social e ambiental decorrente da assimetria das relações humanas e de poder.
Com curadoria de Cadu Gonçalves, as obras de Falsa Simetria trazem a síntese da marca singular de Osvaldo: um olhar para o seu entorno e para o mundo, criando telas em que privilegia o uso da tinta acrílica e vernizes, alcançando cores plásticas e saturadas, e que trazem uma atmosfera pop revigorada, povoada de figuras, símbolos, fraturas e contradições.
A ideia de falsa simetria permeia o conjunto de trabalhos, seja do ponto de vista pictórico — como o uso de perspectivas falseadas, cores “equivocadas” e divisões em desequilíbrio —, seja do ponto de vista das referências sociais e políticas, outra das marcas da obra do artista.
“Às questões propriamente da arte, junta-se a ideia de que todos partem do mesmo lugar, do mesmo ponto de partida, que alcançam seus postos por seus méritos”, diz Osvaldo. “Trata-se de uma falsa simetria, de um sistema excludente por princípio, em que as oportunidades não são absolutamente as mesmas”.
“Osvaldo Carvalho é essencialmente pintor, não só pela prática da pintura, mas por observá-la, empregá-la e referenciá-la em muito de sua produção”, escreve Cadu Gonçalves, no texto curatorial. “Faz desta linguagem o abrigo de um retrato provocador acerca de problemáticas sociais e ecológicas, ao mesmo tempo que executa uma refinada interlocução com a história da arte ocidental, linguagem e literatura. O que habita a pintura de Osvaldo Carvalho está desprovido de meias verdades ou meias palavras. O assunto é sempre direto e a operação do artista é literal, a ponto de podermos ouvir a imagem dizer: “É isso mesmo o que você está vendo”, tamanha a objetividade da situação retratada”.
Em uma produção que já soma mais de duas décadas, com uma atuação dedicada principalmente à pintura, Osvaldo Carvalho (Rio de Janeiro, 1966) mescla ao seu repertório referências da cultura de massa, cinema, HQ’s, publicidade, notícias e também da história da arte.
Seu trabalho já foi exposto em países como Bélgica, Suécia, Portugal e Dinamarca, onde foi premiado com a 6ª Residência Artística International Art Workshop (2016). No Brasil, participou de exposições em importantes instituições, como MASP, Casa França-Brasil, MAC-Niterói, Paço Imperial- RJ, e foi contemplado em premiações como o prêmio aquisição do 47º MARP e finalista do 7º Prêmio Marcantonio Vilaça, entre outros. Possui obras em acervos como o MARP, MUHCAB, SESC, MAC-Jataí, Margs e Casa das Onze Janelas.
A exposição Falsa Simetria tem abertura marcada para 18 de março de 2023, sábado, das 14h às 18h, na Janaina Torres Galeria. A mostra segue com visitação de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. A Janaina Torres Galeria fica na Rua Vitorino Carmilo, 427, Barra Funda, São Paulo.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España