Descripción de la Exposición
Esta exposição inédita apresenta um olhar compreensivo sobre a falcoaria, num percurso que atravessa mais de mil e seiscentos anos e vários continentes, do império do grande Khan à Europa contemporânea.
Reconhecida pela UNESCO em 2010 como Património Imaterial da Humanidade, a arte da caça com falcões é aqui analisada através de cerca de 180 objectos, entre espécies naturalizadas, pintura, gravura, escultura, azulejo, livros e equipamentos, bem como fotografia e vídeo. Provenientes de museus, fundações e coleccionadores privados, nacionais e estrangeiros, algumas das peças em exposição nunca antes foram expostos ao público.
Numa iniciativa sem precedentes na Europa pela profundidade e amplitude da abordagem, Falcões no Museu traça o percurso histórico da falcoaria desde as origens, no Oriente, há cerca de 4000 anos, até à disseminação pela Europa no século IV, onde conheceu o apogeu na Idade Média e se manteve como actividade de nobres e monarcas. Destaca-se, em Portugal, a actividade da Real Falcoaria de Salvaterra de Magos desde meados do século XVI até à sua extinção em 1821. Sem esquecer que a falcoaria é uma tradição viva, que se manifesta em inúmeros domínios sociais, culturais, ecológicos e mesmo económicos, esta exposição retrata ainda esta prática na actualidade, do Turquemenistão ao Japão.
Exposición. 12 abr de 2025 - 14 sep de 2025 / Centro Botín / Santander, Cantabria, España
Maruja Mallo: Máscara y compás. Pinturas y dibujos de 1924 a 1982
Formación. 08 may de 2025 - 17 may de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España