Descripción de la Exposición EYE HEIGHT é uma performance-instalação que se baseia numa premissa inicial: um objecto coreográfico (Beatriz Cantinho) que ativa um dispositivo cenográfico e instrumental (Ricardo Jacinto). Este dispositivo apresenta-se como um palco de 6x6 metros, composto por 9 módulos construídos em madeira. Este objecto comporta-se como uma caixa de ressonância para os ruídos provocados pela fricção e percussão dos corpos que se deslocam deitados na sua superfície. A acção dos corpos é 'auscultada' pelas caixas de ressonância, que amplifica esse ruído, e induz também a vibração dos conjuntos de cordas que ressoam na base de 6 desses módulos. Deste modo é criado uma espécie de 'manto sonoro' de afinação definida, com relações harmónicas dependentes da posição dos bailarinos, sobre o qual surgem os ruídos mais percussivos dos corpos em movimento. O movimento desenvolve-se dentro de estruturas de improvisação pré- estabelecidas ao nível das dinâmicas e características, não estando sujeito a uma predeterminação coreográfica propriamente dita. A funcionalidade do movimento na activação das capacidades sonoras do dispositivo é também determinante para a sua caracterização. Os músicos servem-se das mesmas orientações estruturais, desenvolvendo numa lógica de improvisação livre, um léxico sonoro que se articula com os sons produzidos pelos bailarinos no 'palco', tanto na sua dimensão harmónica como na mais percussiva e ruidosa. A horizontalidade dos corpos e a correspondência da altura do palco à linha do olhar do público, convoca a imagem de paisagem e intensifica a percepção e a concentração do olhar no movimento conjunto. A 'paisagem', neste sentido, é conseguida a partir de transformações visuais e/ou auditivas, sempre mergulhadas na noção de um evento conjunto, marcado pela singularidade de cada performer. A instalação vídeo consiste num formato complementar de abordagem à performance, permitindo ao espectador aceder à obra numa dimensão cinematográfica, e mais concretamente, a partir de uma projecção que inclui vários pontos de vista simultâneos. Três planos sequência em torno do palco, e um plano geral fixo, permitirão ao espectador estabelecer uma relação de intimidade e comprometimento físico com o movimento dos bailarinos e músicos, requerendo do mesmo uma constante adaptação perceptiva em relação às imagens síncronas filmadas de diferentes perspectivas.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España