Descripción de la Formación
Conferência por José Bragança de Miranda
O Urinol (Fonte), de Marcel Duchamp, perfez 100 anos, tendo atravessado um século conturbado para a arte. Com o readymade anuncia-se uma forma de arte liberta do juízo e das categorias estéticas, que se dissemina imparavelmente, através de uma pluralidade de experimentações e de estratégias. Afirmando uma anestética, paradoxalmente Duchamp é o herdeiro mais radical da estética ocidental que se desenvolve entre Platão e Hegel. Ele é o último grande pensador metafísico sobre a arte. Do lado de cá deste arco de tempo, repensar o gesto Duchampiano implica uma reavaliação sintética das artes contemporâneas, todas elas de algum modo pós-duchampianas, necessariamente.
José Bragança de Miranda é doutorado em Ciências da Comunicação pela Univ. Nova de Lisboa (1990), com agregação em «Teoria da Cultura» (2000) na mesma universidade. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências da Comunicação da Univ. Nova de Lisboa, colaborando desde 1992 como professor catedrático convidado na Univ. Lusófona. Tem lecionado nas áreas da Teoria da Cultura e das Artes Contemporâneas, da Teoria dos Media e da Cibercultura. É investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL).
Quarta-feira, 28 de fevereiro, 17h00. Auditório do Museu.
Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis.
Esta conferência antecede a inauguração da exposição No Place Like Home, que se inicia às 19h00 do mesmo dia, também com entrada gratuita.
Apresentada no âmbito do VIII Ciclo de Conferências Internacionais sobre Arte, História e Pensamento, organizado pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação da Univ. Lusófona, em conjunto com o Museu Coleção Berardo.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España