Descripción de la Exposición
É com muita satisfação que convidamos para a abertura de 'Evas', exposição individual da artista Maria Durão (Fão, 1999), que será inaugurada na KUBIKGALLERY Porto.
‘Evas’ toma como ponto de partida uma coleção de livros herdados por Maria Durão após a morte da sua avó materna. Maria rasga, cola e risca as capas desses livros transformando-as nos objetos de contemplação que vemos agora em exposição. Do anterior conteúdo literário sobram palavras soltas. Palavras que murmuram a experiência no feminino das três gerações que separam as depositárias da biblioteca. Experiências de resiliência que, ao longo da história, persistem como feridas abertas na sociedade contemporânea.
Entre substantivos comuns como ‘livro’, ‘lugar’ ou ‘fumo’, surge um nome próprio: Eva. O primeiro nome feminino na tradição judaico-cristã e também o símbolo do arquétipo inicial de submissão e rebelião. Segundo a Bíblia, apesar das advertências, Eva comeu o fruto da árvore do conhecimento e ofereceu-o a Adão, que a culpou pela sua falha para se proteger da ira de Deus, inaugurando assim uma posição sacrificial para todas as mulheres, que perdura até hoje.
Os livros e a maçã atuam, então, como símbolos de acesso ao conhecimento, à autonomia e à emancipação. Cada obra de Maria Durão é uma cápsula do tempo que carrega em si, simultaneamente, vestígios de um passado repleto de restrições e de um presente expectante. Ao intervir sobre os livros a artista não só preserva a memória desses artefactos, mas ressignifica-os num ato de rebelião subtil contra as normas que silenciaram tantas vozes.
Por Vera Carmo
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España