Descripción de la Exposición
Graduado em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Arte, em São Paulo, Flávio foca sua pesquisa no processo tradicional da escultura em bronze, com a figura humana como protagonista, registrando a própria ação, o próprio movimento. A figura humana é o tema central da exposição e, nas palavras de Giancarlo Hannud, pode se vista como “um autorretrato subjetivo ou talvez um everyman com o qual todos podem se identificar, que rega a própria cabeça. Essa cabeça, centro da subjetividade e da autoimagem de todos nós, se apresenta aberta, com a tampa do crânio retirada pela imaginação do artista”.
Cerqueira explora personagens em situações cotidianas comuns e universais em momentos de introspecção, reflexão, contemplação e ação. A presença de objetos cotidianos, como livros, espelhos, escadas, troncos e galhos de árvores, criam tensão com a figura humana fora de escala. Estes objetos funcionam como pedestais em uma tentativa de criar relações entre a escultura e o mundo e a escultura com o espectador.
Hannud complementa que “as esculturas de Cerqueira são o resultado de uma sensibilidade artística ao mesmo tempo marrenta e delicada, direta e interiorizada, bem-humorada e agridoce. Suas obras tingem-se, quase sempre, de um leve verniz de melancolia. Parece correto dizer que sua intenção é simplesmente apresentar um espelho ao mundo que começa dentro dele mesmo, reproduzindo-o tal qual, infiltrado, de forma franca e sincera, tomando dores e alegrias com o mesmo grau de desassombro e utilizando a arte e seus artifícios como observatório privilegiado para a destilação de suas experiências”.
Formación. El 30 ene de 2025 / Fundación Juan March / Madrid, España