Descripción de la Exposición
Eternal Forest é um projeto de arte de Evgenia Emets, focado na exploração das relações humanas com as florestas e a natureza, especificamente no contexto das devastadoras monoculturas de Portugal e do desmatamento em curso - do ponto de vista artístico e cultural.
Eternal Forest exposição inclui um livro de artista com poesia visual e um documentário de 40 minutos legendado em inglês e português.
Como parte da sua residência artística na Raizvanguarda em Góis, Evgenia Emets produziu um filme com entrevistas à comunidade local. Inspirada pelas suas memórias, histórias e visões da floresta, criou uma série de poemas e obras visuais. O projecto envolve o contacto com a comunidade local, explorando a sua relação com a floresta, e criando uma oportunidade de reunião e a instalação de um objeto artístico numa das florestas naturais locais.
O projeto foi feito em Góis e Arganil, Portugal, na região que sofreu incêndios gravíssimos em outubro de 2017, depois de décadas de práticas florestais insustentáveis e monocultura generalizada do eucalipto.
Desde tempos antigos, as florestas fornecem-nos riquezas incessantes, inspirando-nos reverência e até crenças de forças sobrenaturais. A nossa sobrevivência depende da floresta que nos sustentou e apoiou. Florestas, um lugar de aparentes recursos infinitos, foram transformadas em desertos e monoculturas.
O objetivo do projeto é abrir uma conversação entre as pessoas. É um convite para repensar e reconsiderar nossa relação fundamental com a floresta. A floresta com toda a sua biodiversidade tem um valor que nem sempre é possível quantificar monetariamente. Como podemos transformar a relação "extractivista" dominante com a floresta e por que é que esse é um passo urgente e necessário? Como podemos reconectar-nos com as nossas florestas e com a natureza?
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=H65Iy3RHOi4
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España