Descripción de la Exposición
Esta exposição apresenta o trabalho de vários artistas que integram a Coleção de Serralves e que exploram as várias potencialidades da luz. A forma como os objetos reagem a diferentes tipos de luminosidade sempre constituiu, ao longo da história da arte, um dos elementos mais importantes para o trabalho de pintores, escultores, arquitetos e fotógrafos: a luz, as sombras e os contornos que ela define, ajudaram, por exemplo, a distinguir escolas de pintura renascentistas do Sul e do Norte da Europa.
Os artistas representados em "Estudos de Luz” conseguem, independentemente da variedade de meios, materiais e processos, colocar as suas pesquisas ao serviço da representação visual da luz.
Não é por acaso que os artistas que utilizam a fotografia são tão sensíveis à luz, que é, no fundo, aquilo que forma as imagens, ainda antes de serem captadas, fixadas, exibidas e postas a circular. Também os artistas que trabalham com filme e com vídeo encaram a luz como aquilo que lhes permite, antes de tudo e independentemente de escolhas iconográficas ou narrativas, captar e projetar imagens. A exposição também apresenta esculturas em que sombra projetada e peça propriamente dita têm a mesma importância, ou que exploram antinomias plásticas e visuais - nomeadamente os valores de opacidade/transparência, luz/sombra, denso/ténue.
Exposición. 11 nov de 2016 - 19 feb de 2017 / Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) / Castelo Branco, Portugal
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España