Descripción de la Exposición
Com obras de: Ana Bezelga, Carlos Bunga, Carlos Nogueira, Diogo Pimentão, Edgar Martins, Fernanda Fragateiro, Inês d’Orey, José Bechara e Nuno Sousa Vieira.
O lugar está onde o encontramos, ou melhor, onde o activamos como nos disse Anne Cauquelin. E é também ela que nos fala em lugar incorpóreo que ganha corpo com a nossa presença e activação. Então de incorpóreo que era ele torna-se corpo, precisamente pelo rendez-vous e, assim o vazio é preenchido por permitir acesso: encontro.
O estado da arte com a arquitectura tende a cruzar e coabitar, a fundir - nem sempre com uma relação fácil - na medida em que ambas as disciplinas se vêem a questionar mutuamente, desde pelo menos o século passado, possibilitando assim a criação de campos híbridos, desde logo pelo interesse que artistas e arquitectos partilham pelo espaço, lugar, sítio real, precisamente aquele onde a presença se faz sentir. Do Corpo. Do Homem. Da Vida. Neste contexto a selecção destes artistas, e respectivas obras aqui presentes, apontam para estas questões e indicam caminhos e possibilidades distintas na forma como estes termos se relacionam ou diferenciam; se aproximam ou afastam; se questionam ou afirmam - das mais variadas formas, processos criativos, construtivos e investigacionais - com diferentes práticas artísticas que passam pela escultura (Ana Bezelga; Carlos Nogueira; Diogo Pimentão; José Bechara; Nuno Sousa Vieira), vídeo (Carlos Bunga e Fernanda Fragateiro), objecto (Fernanda Fragateiro) e fotografia (Edgar Martins e Inês d’Orey), e ainda por uma obra site specific - uma escultura concebida por Nuno Sousa Vieira para um espaço exterior e adjacente ao CAAA, pensada especificamente para este projecto e espaço expositivo.
Tal como a tensão e o jogo existente entre a vida e a arte, a arte e a arquitectura e o estético - seja ele o visual ou o relacional -, quisemos aqui lançar um outro (jogo) entre o lugar e o sítio. Estes artistas, cada um à sua maneira, oferecem um diálogo interessante com qualquer um dos jogos.
Actualidad, 17 may de 2017
#loquehayquever en Portugal: las exposiciones más destacadas en torno a ARCOlisboa
Por Paula Alonso Poza
ARCOlisboa celebra su segunda edición y se convierte en una cita ineludible del panorama portugués. Museos y galerías inauguran estos días las exposiciones con las que dan la bienvenida a ...
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España