Descripción de la Exposición
Entre as ideias de reinvenção e resistência inerentes à arte contemporânea, Estado(s) de Emergência busca sublinhar uma produção artística altamente prospectiva e de incontestável natureza política, interessada em investigar o passado, encontrando fissuras para colaborar na construção de uma perspectiva de futuro. Para o momento atual de distensão democrática, em largo contexto de crise e impasse, a produção artística, literária e cinematográfica recente – encarada, também, como produção de conhecimento – tem muito a contribuir para a construção de novos enunciados para o debate público, especialmente diante do cenário atual do país.
A geração de artistas que demarca a produção selecionada nesta curadoria pode ser circunscrita à própria história recente do Brasil. São profissionais que nasceram durante o longo período de abertura política, obtendo suas formações nos últimos governos democráticos. Alguns, em uma ponta, viveram a primeira infância nesse período; outros, na extremidade oposta, nasceram em plena constituinte ou naquilo que se convencionou chamar de surgimento da nova república. Aliado a isso, é inegável o marco simbólico dos trabalhos recentes da Comissão Nacional da Verdade (CNV), abertos recentemente à apreciação pública.
Actualidad, 02 oct de 2018
#loquehayquever en Brasil: aniversarios y coproducciones copan el circuito institucional
Por Paula Alonso Poza
El MAM y el MAC USP celebran el 70º aniversario de la fundación del primero con una muestra que une sus colecciones, mientras el Instituto Tomie Ohtake recuerda el Ato Institucional nº5 de ...
Exposición. 01 sep de 2018 - 15 dic de 2018 / Oficina Cultural Oswald de Andrade / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España