Descripción de la Exposición
A Bianca Boeckel Galeria exibe “entretempo”, individual da artista visual carioca Gabi Gelli, com curadoria de Bianca Boeckel. Em sua primeira exposição em São Paulo, a artista apresenta 30 obras – fotografias, pinturas, cerâmicas, bordados, esculturas e instalações – que representam sua busca pela ressignificação, num conceito que aborda a estética do corpo, o tempo, o sentimento, a presença e a superação de experiências traumáticas.
Com o mote de trabalhar em prol de um propósito comum, a arte de Gabi Gelli fala da sobrevivência, de ser mais forte que os percalços da vida e do acolhimento. Aos 16 anos de idade a artista teve de lidar com um diagnóstico difícil e a necessidade de uma cirurgia no coração. A partir desse momento, iniciou sua produção artística de maneira instintiva, e o verbo “ressignificar” passou a guiar todo este caminho. Da superação dessa experiência, surgiram as séries “Um instante para sempre” – em que fotografou cicatrizes de 21 pessoas e depois as transformou em bordados, ressignificando marcas que antes eram vistas como a parte mais feia de seus corpos em lindas obras de arte -, e “Cura”, que aborda a trajetória e superação interna do trauma, com destaque para as esculturas em cerâmica de corações simbolizando cada etapa vivenciada. Sobre a primeira série, a artista comenta: “É algo que faz parte de você. Só tem cicatriz quem está vivo e isso é lindo, a gente tem que colocar em evidência ao invés de esconder. Esses trabalhos mostram como as cicatrizes podem ser graficamente bonitas. Busco ressignificar aquela estética do corpo perfeito, sem marcas – especialmente porque uma cicatriz nunca é igual à outra, o que nos torna únicos”.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España