Descripción de la Exposición
Nesta exposição de desenhos, José Paulo Ferro confronta-nos com a questão que o modernismo levantou entre figuração e abstração, e que em grande medida condicionou a sua opção, nos finais dos anos 70 do século passado, quando decidiu seguir o curso de pintura e não o de design ou arquitectura.
No parêntesis do título parafraseia-se René Magritte na frase pintada em “A Traição das Imagens” que diz: “Ceci n’est pas une Pipe”. O cachimbo não é um cachimbo é uma imagem de um cachimbo, uma representação, um exercício de pintura, o cachimbo é apenas um pretexto para o pintor.
Entre Nuvens, é assim, um conjunto de desenhos figurativos ou abstratos geométricos, (realizados entre 2016 e 2024) em que as formas (sejam nuvens sejam círculos) são apenas pretextos para o exercício do desenho usando a grafite como médium. Nestes trabalhos, e porque são desenhos, a linha determina toda a construção e a sua concretização na acumulação dos milhões de linhas que criam as manchas e os claros/escuros. São os traços e as linhas que nos permitem ver, ou inventar o que vemos, nas formas que surgem num céu com nuvens ou nos planetas, eclipses ou vazios em que se materializam os círculos.
No Sec. XVI o artista e filósofo renascentista português, Francisco de Holanda, escreveu uma frase definitiva muito citada por J.P.F.: ''O desenho, a que por outro nome chamam debuxo, nele consiste e é a fonte e o corpo da pintura e da escultura e da arquitetura e de todo outro género de pintar e a raiz de todas as ciências."
José Paulo Ferro
Alcobaça (Portugal), 1955.
Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Bacharelato em Design e Licenciatura em Artes Plásticas/ Pintura. Foi aluno e monitor do Instituto Português de Fotografia e foi professor de Artes Visuais nos ensinos básico e secundário entre 1976 e 2021.
Expõe coletivamente desde 1975 e individualmente desde 1980. Foi premiado em 1981 na “Exposição de Pintura e Desenho” da Câmara Municipal de Lisboa, em 1982 no “Salão de Primavera” do Casino Estoril, em 1989 na “I Bienal de Fotografia” de Vila Franca de Xira e no “Prémio Soctip Jovens Pintores”, em 1993 na “III Bienal de Fotografia” de V. F. De Xira e no “II Prémio Nacional de Pintura Júlio Resende” em 2004 na “Exposição/Celebração do 1650.º Aniversário do Nascimento de Santo Agostinho” e em 2020 atribuído o prémio do “Salão dos Sócios” da S.N.B.A.. Ilustrou os livros “A Porta” de José Fanha, edição Quetzal, e “Saha, a Gata” de Colette, para a Colares Editora; em 2013 publicou o livro de fotografia “Roll Over, Adeus Anos 70” na Sistema Solar com o apoio da Fundação EDP.
Participou, como artista plástico, nas equipas vencedoras dos concursos para os hospitais de Ponta Delgada e Santa Maria da Feira integrado no atelier de arquitectura Aripa; concebeu ainda tratamentos murais para os hospitais de Penafiel e Tomar em colaboração com o mesmo atelier.
Em 1999, por proposta do Studio Milou Architecture, realizou em Paris duas litografias para o novo espaço cultural da Mairie de Niort. Em 2001, foi seleccionado para aquisição pelo júri da “VII Mostra Unión Fenosa”, passando a integrar a colecção do M.A.C.U.F.. Está representado em diversas colecções particulares e públicas como as do Hospital de Alcobaça, da C. M. de Vila Franca de Xira, do antigo Banco de Fomento, do antigo Chemical Bank de Lisboa, da Caixa Geral de Depósitos, da Portugal Telecom, do Armazém das Artes ou do Instituto Camões.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España